Por TV Asa Branca


Docentes estão reunidos em frente à Câmara dos Vereadores de Garanhuns — Foto: Francisco Guerra/TV Asa Branca

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (10). De acordo com a categoria, a paralisação acontece pela luta por melhores condições salariais e de trabalho.

De acordo com a assessoria da Câmara, esse projeto foi encaminhado na terça-feira (9) para o Poder Legislativo, foi recebido e segue para análise das comissões o que deve acontecer nesta quinta-feira (11), e só após essa avaliação ele deve ser colocado em votação. O que deve acontecer na sexta (12), vai depender do parecer das comissões.

Um grupo de docentes está reunido em frente à Câmara de Vereadores do município e reivindicam a manutenção do Plano de Cargos e Carreiras, que estaria para ser alterado dentro de um Projeto de Lei, que segundo a categoria, deve ser votado nesta quarta na Casa Legislativa.

“O projeto que os vereadores estão para votar hoje quer diminuir a nossa carga horária drasticamente e transformar a nossas horas-aula em hora relógio. Isso vai trazer uma redução muito grande nos nossos salários. Se esse projeto for aprovado, um professor pode perder até R$ 1,5 mil no contracheque. E isso não podemos admitir. Queremos trabalhar com dignidade”, pontuou o professor Lyncol Cardoso.

Sobre a paralisação dos professores da rede municipal de ensino, a prefeitura de Garanhuns disse que mantém a proposta de reajuste linear de 7,64% para todos os níveis de professores, em cumprimento da lei federal 11.738.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1