Por Victoria Varejão, G1 ES


Professores da rede municipal de Vitória entraram em greve, nesta segunda-feira (26). Segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Paulo Loureiro, eles pedem reajuste do salário com base na inflação e o respeito ao plano de cargos e salários.

Ainda não foi contabilizado o número de escolas e professores que aderiram à paralisação. Na tarde desta segunda-feira, vai ser feita uma assembleia para avaliar a situação.

Procurada pelo G1, a Prefeitura de Vitória informou que acabou de anunciar a reposição de toda a perda relativa à inflação de 2017, para 13,5 mil servidores municipais, e ainda a progressão salarial de mais de 3,3 mil servidores, além de ter reajustado o tíquete alimentação em 28%, também em janeiro deste ano

“A inflação do período não é reposta há quatro anos pela prefeitura. Ela está girando em torno de 28% e o prefeito está sinalizando com 3% de reposição, só a partir de julho. Além disso, ele oferece regularizar o plano de cargos e salários, sendo que é uma lei municipal, que ele não cumpre desde 2016”, afirmou Loureiro.

Ele explicou que na última quarta-feira (21) foi feita uma assembleia que definiu a greve. No entando, foi respeitado o prazo de 72 horas para dar início à paralisação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1