Por Vanessa Martins, G1 GO


Professores decidem suspender greve da rede municipal de educação de Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os professores da rede municipal de Goiânia encerraram a greve após assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (18). O Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed) informou que as aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), serão retomadas na terça-feira (23).

O coordenador do Simsed, Antônio Gonçalves, informou que a categoria aceitou as propostas da Prefeitura de Goiânia, que reajustou o salário dos professores da rede municipal até 7,64%.

“Entendemos que a pauta apresentada atendia os professores, porém ainda temos que continuar negociando com os trabalhadores. Diante da extensão dos dias do movimento, foi avaliado que vamos fazer uma suspensão e em agosto vamos reavaliar como a Prefeitura tem feito para cumprir com as coisas que apresentou”, afirmou.

O vice-coordenador do Simsed, Valmer Araújo Medeiros, detalhou que, além do reajuste salarial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) também concordou em nomear antes de agosto os aprovados no último concurso da categoria e também devem pagar parte da data base dos servidores administrativos.

“Continuamos lutando. Ainda queremos o plano de carreira para os auxiliares de atividades educativas, a correção da inflação dos salários dos administrativos, mais segurança para as instituições de ensino e melhoria na merenda escolar oferecida aos alunos”, pontuou.

Greve

A greve começou no último dia 11 de abril e durou 37 dias. Os educadores da rede municipal tinham 32 requisitos que negociaram com a SME. Durante a paralisação, a categoria ocupou a sede da Secretaria de Educação uma primeira vez e foi retirada por guardas civis metropolitanos durante confusão.

O local foi ocupado pacificamente uma segunda vez pelos grevistas e liberado horas depois.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1