Por G1 MA — São Luís


Professores da rede municipal continuam em greve em Santa Inês

Professores da rede municipal continuam em greve em Santa Inês

Em greve há três semanas, professores da rede municipal de Santa Inês, a 250 km de São Luís, procuraram o Ministério Público do Maranhão (MPMA) para informar a situação em que se encontram o pagamento dos direitos dos educadores.

A categoria exige um reajuste de 7,64%, o cumprimento do plano de carreiras e salários que segundo o Sindicato dos Professores (Sinproesemma) deveria ter saído no mês de janeiro. Segundo a categoria, apenas 4% do valor reivindicado pela categoria foi concedido pela prefeitura e reclamam do parcelamento dos salários que estão sendo realizados pelo município. Eles alegam que somente essa semana, uma reunião foi agendada com a prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel.

“Nós fizemos duas paralisações de advertência, uma de 42 horas e outra de 72 horas. E a partir dessas paralisações, nós do Sinproessemma, enviamos para a Prefeitura Municipal de Santa Inês, dois ofícios pedindo o agendamento da audiência para que a gente discutisse a pauta dos educadores”, conta a secretária geral do Sinproesemma, Antônia Pinheiro.

Professores da rede municipal de Santa Inês pedem o reajuste nos salários. — Foto: Reprodução/TV Mirante

As escolas municipais não deixaram de funcionar, mas o número reduzido de professores em sala de aula está dificultando o andamento do calendário escolar. A categoria afirma que caso a reunião com o município tenha um resultado satisfatório, uma assembleia junto com os educadores será realizada para definir novos prazos dentro do calendário escolar.

“Se houver um acordo e ele seja favorável aos educadores, nós estaremos do Sinproessemma, nós iremos chamar no dia seguinte uma assembleia para apresentar essa proposta para os educadores e eles irão deliberar se concordam ou não com essa proposta. E no caso da aceitação nós estaremos retornando as atividades o quanto antes”, explica Antônia Pinheiro.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Inês, informou que a prefeitura não possui recursos suficientes para pagar o que está sendo cobrado e que tenta um acordo com a categoria. Sobre a falta de professores nas escolas, a assessoria disse que a greve não está atrapalhando nas aulas.

Categoria informou a Promotoria de Justiça sobre a situação financeira em que se encontra. — Foto: Reprodução/TV Mirante

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?