Por G1 MG — Belo Horizonte


Os professores da rede estadual de ensino decidiram em assembleia nesta quarta-feira (4) manter a greve que já se estende por quase 30 dias. A categoria reivindica o pagamento do piso salarial e o fim do parcelamento dos vencimentos. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG), o governo já acumulou e não repassou à categoria dois reajustes, um relativo a 2018 e outro a 2017. A paralisação começou no dia 8 de março.

Na manhã desta quarta-feira, os professores chegaram a bloquear a Rodovia Fernão Dias, em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Protesto parou tráfego na Rodovia Fernão Dias — Foto: Sind-UTE-MG/Divulgação

Segundo o sindicato, a adesão foi de 40% em todo o estado. Já a Secretaria de Estado de Educação informou que 8% das escolas apoiaram totalmente a greve.

O governo informou que está empenhado em cumprir o acordo assinado com a categoria em 2015.

O comunicado ainda disse que os reajustes salariais concedidos por esta gestão representam um aumento de 46,75% na remuneração dos professores e demais carreiras da rede estadual. Em janeiro de 2015, quando o governador Fernando Pimentel (PT) assumiu, os professores de educação básica recebiam um salário inicial de R$ 1.455,33. Hoje, a remuneração inicial do professor, para uma carga horária semanal de trabalho de 24 horas, é de R$ 2.135,64.

Em relação à correção dos salários segundo o índice de reajuste do piso nacional, o governo está impedido de enviar o projeto de lei à ALMG em virtude de ter ultrapassado o Limite Prudencial de gasto com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Após a assembleia, realizada no bairro santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, os trabalhadores seguiram em passeata até a Praça Afonso Arinos, no centro da cidade, para participar da manifestação em prol do presidente Lula.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1