Por g1 PB


Paralisação acontece até a sexta-feira (23) — Foto: Semed

Os professores da rede estadual de ensino da Paraíba iniciaram uma paralisação nesta quinta-feira (22) reivindicando melhorias salariais e também na infraestrutura do ambiente escolar. A paralisação segue até a sexta-feira (23).

Segundo o secretário de organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Felipe Baunilha, a principal reivindicação dos professores é obter a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria.

“A nossa principal reivindicação é a reformulação do nosso plano de carreira, o nosso PCCR. Ele foi criado em 2003 e nunca houve reformulação para a valorização dos profissionais da educação, então desde 2015 que a gente busca diálogo com o governo do estado. Já foram criadas pelo menos cinco comissões para a revisão desse PCCR, mas o governo nunca enviou essa proposta para a Assembleia Legislativa para poder ser apreciada e aprovada”, disse o secretário.

“Para você ter ideia, hoje um professor ou professora que tira licença pode perder até 40% do seu salário. Seja licença-maternidade, licença-saúde ou licença para capacitação. Para ter um reajuste de 2%, a pessoa precisa trabalhar 5 anos e o reajuste é apenas de 2%. É um dos piores planos de carreira dos estados do Nordeste”, completou Felipe.

Além das melhorias dos direitos e dos salários dos professores, Felipe chama atenção para a questão da infraestrutura das escolas. “Nós também estamos denunciando a falta de estrutura em boa parte das escolas do estado da Paraíba, seja por falta de climatização, ventiladores ou ar-condicionado nas escolas. Está muito quente, a gente tem percebido isso”, pontuou

De acordo com secretário do SIntep-PB, pelo menos 90% das instituições da rede estadual de ensino cessaram suas atividades durante a paralisação, o que equivale a cerca de 150 mil estudantes sem aula.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) disse que respeita o livre direito à manifestação dos profissionais da educação, e afirmou que existe abertura de todos os canais de comunicação com os servidores e seus representantes, sindicatos e associações.

A secretaria afirma também que tem assegurado compromissos com o desenvolvimento da educação por meio de ações diretas "como a valorização dos profissionais da educação, a garantia do piso salarial para os professores efetivos e do reajuste de mais 80% para professores prestadores de serviço, ainda em 2023".

Vídeos mais assistidos da Paraíba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!