Por G1 PA — Belém


Professores de escolas públicas voltam para a sala de aula para formação pelo Parfor UFPA. — Foto: Divulgação/ Parfor UFPA

Professores da educação básica de 50 municípios do Pará participam nesta primeira semana de maio das atividades da entre etapa do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação serve para complementar a capacitação que é realizada no período das férias escolares.

No município de Tomé-Açu, no nordeste do estado, 32 professores estão em sala de aula desde a última segunda-feira (1°). Eles são da turma de Licenciatura em Pedagogia e realizam a disciplina Estágio IV.

“Os alunos estão indo para as escolas, buscando conhecer mais a realidade para poder fazer uma intervenção. O processo está acontecendo de forma bem gratificante”, afirmou a docente Mary Jose, que é colaboradora do Parfor.

De acordo com a representante da UFPA no município, Nádia Artner, todos os professores que estão em formação pelo Parfor foram liberados das aulas esta semana para participar das atividades. O calendário das atividades do Parfor é previamente definido em reunião do Fórum Estadual de Apoio à Formação Docente, presidido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Docentes da UFPA vão até os municípios ministrar aulas para os professores da educação básica. — Foto: Divulgação/ Parfor UFPA

Parfor

O Parfor é um programa financiado pelo Governo Federal que funciona em parceria com as instituições públicas de ensino, o estado e as prefeituras municipais. Nele são ofertados cursos de licenciatura gratuitos para professores da educação básica que não têm formação adequada ou não têm formação em sua área de atuação.

As aulas acontecem no período de recesso escolar (janeiro e julho) e são ministradas pelos próprios professores da universidade e colaboradores. O curso dura, em média, quatro anos e ao final o professor recebe o diploma pela UFPA. A única diferença dos cursos extensivos é o ingresso na instituição.

A UFPA oferece 19 cursos de licenciatura. Mais de 4 mil professores de várias localidades do Pará já concluíram o curso pelo Parfor ao longo de aproximadamente 8 anos de existência do programa.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1