Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano


Candidatos chegam próximo ao horário de fechar o portão na UERJ  Agência O Globo — Foto:
Candidatos chegam próximo ao horário de fechar o portão na UERJ Agência O Globo — Foto:

RIO - O segundo dia da prova do Enem indicou a defasagem do Banco Nacional de Itens (BNI), repositório de questões do exame que não é atualizado desde 2018. A ausência mais clara nas provas de Matemática e, especialmente, de Ciências da Natureza foi a pandemia de Covid-19, da mesma forma que aconteceu na prova do ano passado.

— Uma marca registrada do Enem sempre foi o atualismo das questões. A prova sempre foi muito contemporânea. Mas temos visto essa defasagem nos últimos anos. Do ponto de vista pedagógico, isso é muito ruim porque os alunos não ficam tão atentos à atualidade e acabam agarrados a fatos que já estão ficando no passado — afirma Vicente Delorme, diretor de Planejamento do Colégio pH.

Já Rafael Pinna, diretor-geral do Colégio e Curso Ao Cubo, acredita que se esse cenário se mantiver, o resultado tende a ser a formação de estudantes cada vez mais alienados de assuntos relevantes atuais para a sociedade.

— Essa desconexão com a atualidade reduz o interesse dos alunos nas aulas e, de modo geral, nas escolas — afirma.

O GLOBO mostrou na última terça-feira que o BNI está perto do fim depois de três edições do Enem do governo Bolsonaro sem que o processo para elaboração de novas questões tenha sido realizado nenhuma vez desde 2019. Com isso, de acordo com servidores do Inep, não há questões suficientes para a edição de 2022.

O Inep já teve quatro presidentes durante o governo Bolsonaro. Além disso, outro posto chave, o comando da diretoria de Avaliação da Educação Básica, diretamente responsável pela elaboração da prova, também teve alta rotatividade, com seis diretores nesse período. O cargo também chegou a ficar quase cinco meses sem titular, em 2019.

Ontem, uma questão de análise combinatória, por exemplo, citava os campeões da Copa do Brasil até 2018 apenas. O exame teve duas questões sobre dengue. Uma delas relacionava a letalidade da doença com o Ebola, na África, e outra, inquirindo sobre qual era o tipo de prevenção que se fazia ao se usar um pigmento do açafrão contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

A prova trouxe ainda duas questões sobre agrotóxicos, tema sensível do governo Bolsonaro. Em outubro, um grupo intitulado “Mães do Agro” foi recebido pelo Ministério da Educação para reclamar sobre a forma como a agricultura era tratada nos livros didáticos.

A prova também teve uma questão sobre o impacto da tragédia de Mariana no arquipélago de Abrolhos, com o escoamento do rejeito de minérios de uma barragem da Samarco no Oceano Atlântico por meio do Rio Doce.

Conteudista e teórica

Na avaliação do professor de Física da Plataforma AZ de Aprendizagem Vinicius Silveira, o exame de hoje teve questões “genéricas e sem relação com a atualidade”:

— Não teve nenhuma questão com assuntos polêmicos no sentido político. As questões foram muito genéricas e não tinha nenhuma relação com a atualidade, como pandemia, por exemplo.

O professor lembra que a prova de física, este ano, demandou menos cálculos. Em exames anteriores, normalmente, essa parte é dividida entre questões teóricas e questões que exigem contas.

Gilberto Tavares, coordenador de Química do pré-vestibular do Matriz Educação, também diz que esse campo do conhecimento priorizou a teoria ao invés de cálculos.

— A questão mais incomum foi sobre o conceito de ácido e base de Brönsted-Lowry e a mais comum foi a questão que traz a comparação de combustíveis — afirmou o professor.

Já em Biologia, o professor Alexandre Pereira, do Ph, avaliou que a prova foi muito conteudista e que isso pode ter dificultado para quem não conseguiu estudar o ano todo.

— Muitos assuntos específicos, especialmente na área da botânica — explica Pereira.

E, em Matemática, a prova exigiu muita interpretação de gráficos e tabelas, além de questões de geometria plana e espacial, probabilidade e análise combinatória.

Na avaliação de professores 0do Colégio QI, a prova não fugiu do que sempre cobrou.

Morador de Fortaleza, Antônio Lopes, de 54 anos, achou a prova de matemática complicada. Desempregado, ele fez o Enem pelo 2º ano seguido. Deposita na prova a esperança de alcançar o curso de Análise de Sistemas ou Ciências da Computação.

— Enquanto não consigo um emprego, me dedico aos estudos. Mando currículo todos os dias, pela internet, mas parece que não chega nas empresas. Não sei se é pela idade. Tenho experiência que as vagas pedem, mas não chega resposta — afirma Lopes.

Já a aluna da rede estadual do Rio Maria Gabrielly, de 17, conta que a pandemia atrapalhou demais sua preparação.

— Se não der certo no momento, eu sei que dei o meu máximo. A pandemia realmente prejudicou — diz.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Parentes do arquiteto de residência na Rua Canning, o mesmo que projetou o Palácio Tiradentes e o Jockey Club, ainda vivem no local

Atrás dos prédios, tinha uma casa: conheça o imóvel do início do século XX escondido numa pequena rua de Ipanema

Em 1994, ela teria herdade 500 milhões de dólares, joias, relógios e obras de arte ao ficar viúva de Nestor Gonçalves, fundador da Copag e fazendeiro

Mansão com nascente de água mineral, apartamentos no Chopin e fazendas; confira patrimônio da socialite Regina Gonçalves

Movimento batizado de ‘boy sober’ ajudaria a direcionar energia sexual para outros setores da vida

Cresce número de mulheres que adotam abstinência de homens

Menos tempo de espera para ser atendido, acesso a partir de áreas remotas e acompanhamento são benefícios do formato para os pacientes

Telemedicina: modelo cresce com integração no SUS, inteligência artificial e expansão na rede privada

Encontrar o H5N1 no gado de leite não é preocupação urgente para a saúde humana, mas precisa ser encarado com seriedade

Gripe da vaca?

Americano Vincent Dransfield dirige todos os dias e vive sozinho na mesma casa desde 1945

Com 110 anos, americano compartilha os 6 segredos da longevidade

Pesquisa no Reino Unido mostra que a maior parte dos espirros acontece em casa

Alergias: Descubra itens na sua casa que podem servir de gatilho para sua rinite atacar