Por Fernanda Rodrigues — Poços de Caldas, MG


Professores de Poços de Caldas (MG) apostam em ideias diferentes para atrair alunos. — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Garcia

As tradicionais aulas com lousas e longas teorias explicadas por professores na frente da sala formam um método que funcionou por décadas, mas que agora abre espaço às novas iniciativas e projetos para atrair os alunos.

Cada vez mais ligados à tecnologia, os estudantes buscam novas formas de aprender que vão além dos livros e da sala de aula. De olho em mais uma edição do Enem, dois professores no Sul de Minas contaram ao G1 sobre seus projetos e dão dicas aos estudantes a poucos dias do início das provas.

O mundo da filosofia

Professor de Poços de Caldas (MG) interpreta personagens em sala de aula. — Foto: Arquivo Pessoal

Se para alguns alunos é um desafio entrar na mente dos filósofos, o professor Francisco Nogueira, o Chico, mostra que todas as teorias têm aplicação no mundo atual. É com a ajuda de fantasias e acessórios inusitados que o professor se transforma em personagens em sala de aula.

Os alunos já receberam a “visita” de Sócrates, Platão, Aristóteles, Nietzsche... "Em minhas aulas, eu procuro utilizar recursos lúdicos, cênicos e audiovisuais para aumentar o interesse dos alunos pelos assuntos abordados. Por meio de uma 'máquina do tempo', levo alguns personagens da história da Filosofia e outros inventados".

Professor Chico criou aulas com personagens da Filosofia em Poços de Caldas (MG). — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para o professor, a ideia traz resultados que fazem a diferença no aprendizado, com aumento no interesse e na memorização.

"E existe um outro aspecto: a melhoria da relação aluno-professor. Isso se mostra eficaz tanto na rede privada quanto na pública".

Quando Chico começou a lecionar, a principal dificuldade era conseguir atrair o aluno. "Ainda mais que a realidade escolar era muito sofrida. Foi então que tive a ideia de arriscar algo novo. Deu certo desde a primeira experiência".

Aulas do professor de Poços de Caldas (MG) ganha a visita de personagens da Filosofia. — Foto: Arquivo Pessoal

A ideia ganhou fama em todas as escolas de Poços de Caldas (MG) onde Chico trabalha – o projeto ganhou o nome “Dom Quixote” e também foi parar na internet.

Da sala de aula para um canal com vídeos visualizados quase 500 mil vezes, o projeto ganhou ares de super produção, com videoaulas.

Alguns dos vídeos mais visualizados são os clipes de paródias de músicas famosas, de antigas a atuais, que explicam o conteúdo da matéria, sempre de maneira divertida.

Paródias de músicas fazem sucesso no canal de vídeos do professor de Poços de Caldas (MG). — Foto: Reprodução/Youtube

"Já temos mais de sete mil inscritos. Além dos meus alunos, outras pessoas de várias partes do país usam nosso material. Recebo mensagens de muitos professores de alguns lugares do país que afirmam usar os vídeos e agradecem pelo material".

Todo o projeto é financiado pelo próprio professor, que publica vídeos a cada dois meses.

"Química para haters"

A temida Química virou disciplina fácil nas mãos do professor Luís Felipe Costa, de Poços de Caldas (MG). O canal de vídeos “Química para haters” foi criado há três meses, tem uma linguagem próxima aos alunos e mostra experimentos para deixar o mundo mais próximo da realidade dos estudantes.

Nas redes sociais, já são quase 9 mil seguidores, que o professor gosta de chamar de “lovers”, os novos apaixonados pela disciplina.

Professor de química criou canal para ajudas estudantes a estudarem para o Enem. — Foto: Arquivo Pessoal/Luís Felipe Costa

“O nome do canal leva ‘haters’ por ser uma palavra muito usada hoje pra identificar quem não gosta de alguma coisa. Quando eu perguntava para os alunos quais matérias eles menos gostavam, a Química era a campeã. A gente usou a ideia do canal para desconstruir isso, que a Química não precisa ser odiada. Basta encontrar um método legal”, conta Luís.

O medo dos estudantes, para o professor, está associado ao fato da disciplina ter muita informação abstrata.

“Quando eu estudava História, por exemplo, eu poderia ver um filme pra me ajudar a assimilar a matéria. Mas e na Química? Como eu mostro um átomo pra um aluno?”.

Para ajudar os estudantes, os vídeos mostram reações químicas, linguagem simples e muito bom humor. A produção é feita em parceria com a esposa, Fernanda Garcia, que é publicitária e ajudou a criar o projeto.

“O maravilhoso da internet é a possibilidade de encontrar o que você quiser, pode pausar o vídeo, voltar, ver de novo. Você pode procurar outras referências, outras pessoas e aprender de verdade”, conta Fernanda.

Com ajuda de canal, professor de Poços de Caldas (MG) atrai alunos para a Química. — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Garcia

Luís concorda com a parceira e vê as mudanças como uma evolução no sistema de ensino. “Infelizmente, eu vejo o modelo da maioria das escolas como muito ultrapassado. Antes, os livros eram gigantescos, o estudo se baseava em leitura e pouco diálogo com o professor. Hoje, a maioria tem um celular, acesso a internet e pode aprender do jeito que quiser. Isso para quem aprende mais de forma visual, é incrível”, explica o professor.

Estudantes seguidoras

As gêmeas Bianca e Beatriz Rodrigues vão prestar o Enem em 2017 e passam horas todos os dias estudando juntas. Elas estão no 3º ano do Ensino Médio em uma escola na zona rural de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo.

Com a internet, a distância virou um detalhe para ter aulas com o professor Luís, do "Química para haters". Elas encontraram o canal do professor do Sul de Minas em uma rede social e viraram seguidoras fiéis.

Gêmeas do interior de São Paulo encontraram canal de professor de Poços de Caldas (MG) para estudar para o Enem. — Foto: Arquivo Pessoal

“Como a gente só tem duas aulas por semana de Química, minha professora sempre falou pra gente pesquisar um pouco em casa, foi aí que encontramos o canal”, explica Bianca.

As duas vão fazer o Enem para ter a chance de cursar as faculdades que escolheram. Bianca quer uma vaga na Engenharia de Produção e Beatriz ainda tenta decidir entre os cursos de Fisioterapia e Biologia.

“O mais legal é que não não cansativos. São vídeos curtos. E a forma que ele explica é bem divertida, então prende bastante a gente na hora de assistir. Gostamos demais”.

Para as gêmeas, o método diferente de aprender vai fazer toda a diferença na hora da prova. “Com certeza com as aulas estudamos mais e estamos bem seguras pra fazer o Enem”.

Como se dar bem no Enem

A preparação para o Enem começou há alguns meses para os professores em sala de aula. O Chico, de Filosofia, repetiu a maratona que faz todos os anos com alunos.

"Analisei com os alunos algumas mudanças de característica na elaboração das perguntas e adequei o conteúdo a isso. Seguimos um padrão que geralmente é exigido pelos materiais dos sistema de ensino de cada escola".

Para os poucos dias que faltam antes do primeiro dia de provas, que acontece neste domingo (5), a dica preciosa do professor é não tentar estudar o conteúdo de forma compulsiva.

"Isso só aumenta o desespero. Mesmo difícil, é necessário se distrair nessa semana. Fazer outras coisas, pois o que tinha que ser aprendido já foi".

Já o professor de Química, dá dicas de estudo e para o momento da prova. "Na disciplina, infelizmente ainda é preciso decorar fórmulas. Mas existe o jeito chato e o jeito legal de decorar. Faça analogias, use brincadeiras, palavras que gosta".

Professor dá dicas para os estudos para as provas do Enem. — Foto: Arquivo Pessoal/Fernanda Garcia

Para o jovem professor, as questões do Enem seguem um padrão e é preciso que o aluno tenha selecionado, com a ajuda do professor, quais os temas mais exigidos na prova.

E o mais importante: a calma na hora da prova. "Comece pelas questões que você sabe fazer. Assim você terá controle sobre o tempo e ficará mais calmo para resolver. Muitas vezes, bate o desespero. Mas aí, é parar, lembrar o quanto isso pode ser bom pro seu futuro. Entrar no curso que você gosta, na faculdade que você quer".

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