Por Alysson Maruyama, TV Morena — Campo Grande


Apoio a alunos do ensino médio faz diferença na tomada de decisões sobre o futuro — Foto: TV Morena/Reprodução

A estudante Pollyanna Pazeto, de 14 anos, está no primeiro ano do ensino médio em Campo Grande (MS). Para ela, a adolescência traz muitos questionamentos: "Novas decisões, novas dificuldades, muitas frustrações que podem vir a acontecer". Para encarar o que vem pela frente é preciso muito apoio e conversa, porém, alguns alunos apresentam dificuldades e não conseguem acompanhar a turma. É o caso da Marllyns Rodrigues, de 16 anos, que está no sétimo ano do ensino fundamental:

"Eu fui embora de Campo Grande e também por conta da depressão, eu não consegui mais ficar concentrada na sala de aula, tudo me irritava. O que me fez voltar é o incentivo que tem aqui na escola", relata.

A sala em que ela estuda tem outros alunos na mesma situação, todos com idade para estar no ensino médio, mas que ainda não saíram do fundamental. Eles fazem parte de um projeto chamado Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA) de combate a evasão escolar, que no ensino médio, chega a mais de 11% do total de alunos.

"Hoje o jovem já não consegue mais, no fundamental e no médio, principalmente no fundamental estudar com crianças pequenas, que seriam a faixa etária correspondente ao ano que ele deveria fazer. No AJA ele vai estar inteirando com adolescentes da mesma idade, isso faz diferença" explica a professora Maria Joana Mareco.

Para evitar o abandono escolar, a escola tem que ser um ambiente agradável, não só no sentido da aparência, da conservação, de paredes bem pintadas. Agradável no sentido de lar, do aluno se sentir bem como se estivesse em casa. Na escola estadual Severino de Queiroz, há 3 anos nasceu o projeto escola da autoria, que tem como principal propósito transformar o aluno em protagonista da sua história.

A aluna Giulia gamarra, de 15 anos, conta que os métodos ajudam a tornar a lição mais atrativa: "Ajuda você principalmente a memorizar, porque é uma aula muito diferenciada e ajuda a você decorar os termos, é bem legal".

Desde que o projeto começou, foi registrado apenas um caso de evasão escolar segundo Júlio César Silva, diretor da escola: 'Os professores se dedicam muito e fazem aulas diferenciadas, práticas, muitas conversas, então juntando toda a nossa equipe e os resultados estão vindo".

Para quem está no terceiro ano, o desafio é focar no futuro, e a conversa acontece em um ambiente mais descolado, como conta Willian Borges, de 17 anos:

"É hora de decidir o que você quer para sua vida. Você vai decidir o seu futuro, os seus trinta anos de trabalho, com dezessete anos. É algo que a escola tem que ajudar, tem que auxiliar. A família também muito importante nessa fase."

Em debate, os sonhos e o mercado de trabalho. A escola desenvolve várias atividades do tipo, como explica o coordenador pedagógico Carlos Alberto Passarinho:

"Inclusive contamos com o apoio dos pais, que vem até o colégio, que vem até a escola e fazem palestras sobre as profissões, tirando dúvidas ou respondendo as perguntas mais variadas dos alunos."

Para a especialista em orientação profissional Marcia Capelari, o segredo de uma boa escolha, esta no autoconhecimento:

"Sempre que trabalhamos em cima de um potencial, a afetividade é muito maior. A probabilidade desse jovem ter uma profissão mais alinhada ao seu potencial e ao seu desenvolvimento é muito maior, gera um resultado mais positivo, tanto financeiro quanto a nível de satisfação pessoal."

Fazer o aluno se conhecer pra ter certeza do que quer fazer no futuro é a proposta das aulas do professor Gabriel Silva:

"O papel aqui é ouvir esses jovens, porque é muita pressão e eles acabam não tendo para quem falar, então é uma forma de escutar os jovens, de trabalhar isso com eles, os medos, e isso traz bastante resultados."

Desafios da Educação: a importância do apoio ao aluno do ensino médio na tomada de decisão

Desafios da Educação: a importância do apoio ao aluno do ensino médio na tomada de decisão

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!