Por Iryá Rodrigues e Luizio Oliveira, Jornal do Acre 1ª Edição — Rio Branco


No AC, aulas da rede pública estadual devem começar no dia 18 de março

No AC, aulas da rede pública estadual devem começar no dia 18 de março

Os professores convocados pela Secretaria de Educação do Acre (SEE) após protesto enfrentaram tumulto, nesta quarta-feira (6), nas escolas e reclamaram de desorganização. Foram mais de 3 mil professores convocados para o ensino médio, médio rural e ensinos especiais

Em uma escola, por exemplo, foram convocados 500 professores de pedagogia e outras disciplinas. A previsão, segundo a organização, era de atender apenas 100 professores, mas, o número foi bem maior, já que, praticamente, todos resolveram ir no mesmo dia.

“É uma falta de organização, entregam uma senha que não é pela ordem de classificação. Nunca vi ser chamado em um concurso sem ser pela ordem de classificação e aqui está assim”, disse um dos professores. “A determinação do governador foi que fosse lotado em ordem de classificação e distribuíram fichas como se aqui fosse posto de saúde”, reclamou outro.

Professores convocados enfrentam tumulto e reclamam de desorganização em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O local de atendimento na escola era apenas em uma sala. Os professores se espremiam no corredor em busca de espaço. Quem não conseguiu ser atendido, deve que retornar no outro dia.

“É penoso o nosso trabalho de professor, porque a gente paga para trabalhar e a gente ainda é humilhado. No meu caso, tenho que vir amanhã de novo de manhã, se não conseguir, tenho que voltar à tarde”, afirmou a professora Ana Cleuda.

O coordenador do Atendimento não quis gravar entrevista, mas ele disse que a ordem de classificação será obedecida e não tem necessidade de os professores irem todos de uma vez. Com todos esses contratempos, a secretária em exercício, Denise dos Santos, disse que a previsão é de que o encerramento do ano letivo também fique comprometido.

“Com certeza o calendário escolar vai ser repensado, mas não haverá nenhum prejuízo em relação a essa questão do atendimento dos 200 dias letivos. A comunidade pode ficar tranquila em relação a isso”, afirmou a secretária.

Em Rio Branco, Professores provisórios pedem contratação em protesto em frente à Casa Civil — Foto: Reprodução

Atraso no ano letivo

Com o quadro de professores incompleto, o início do ano letivo 2019 no Acre foi prorrogado para o próximo dia 18 de março. As aulas estavam previstas para o dia 11 de março. Mas, após protesto de professores, o governo adiou a data para contratar os profissionais e adequar o quadro de servidores.

A secretária de Educação em exercício, Denise dos Santos, afirmou que além dos feriados, a prorrogação foi por conta da necessidade de mais tempo para as administrações das escolas se adequarem.

“Houve essa necessidade para que os professores tivessem o tempo hábil para se apresentar às escolas e às equipes gestoras. Também, as equipes gestoras fazerem esse acolhimento aos profissionais, na questão do planejamento, do preparo, para que depois desse momento de diálogo inicial eles possam atuar nas salas de aula de maneira que atenda aos anseios da comunidade”, finalizou Denise.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!