Por TV Bahia


Professores da modalidade REDA fazem protesto contra demissões, em Lauro de Freitas

Professores da modalidade REDA fazem protesto contra demissões, em Lauro de Freitas

Professores contratados via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, protestaram, na manhã desta terça-feira (22), contra demissões feitas pela prefeitura.

Segundo os professores que organizaram o ato, eles assinaram um acordo com a prefeitura, em novembro, que estabelecia que o contrato deles seria mantido por seis meses. No entanto, eles foram demitidos neste mês.

"Nossa principal reivindicação nesse ato que foi feito no dia 4 de novembro, é a renovação dos nossos contratos de pelo menos 6 meses para que a gente pudesse dar continuidade ao trabalho pedagógico que a gente começou. Agora a gente não sabe como vai ficar o acompanhamento pedagógico desses alunos. São quase 5 mil alunos prejudicados", disse a professora Priscila.

Os professores relataram que foi acordado ainda, o restabelecimento dos salários, que foram cortados desde o início da pandemia da Covid-19. Já renovação do contrato foi descumprida.

"Tem um acordo assinado pelos representantes do governo, entre eles a secretaria de Educação, se comprometendo a fazer a renovação desses contratos e concordando que esses trabalhos pedagógicos precisavam de uma continuidade", explicou a professora.

A equipe de reportagem da TV Bahia entrou em contato com a prefeitura de Lauro de Freitas e, até a publicação desta reportagem, aguarda resposta.

Por volta de 12h, os professores fizeram um outro protesto e ocuparam parte da via na Estrada do Côco. O trânsito ficou lento por causa da situação.

Professores da modalidade REDA fazem protesto na Estrada do Coco, RMS

Professores da modalidade REDA fazem protesto na Estrada do Coco, RMS

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do Jornal da Manhã

Ouça 'O Assunto'

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!