Ingresso Universitário

Por g1 PI

Professores comentam questões de matemática e ciências da natureza do Enem 2022 — Foto: Érico Andrade/g1

O g1 ouviu os professores do Equação Certa sobre as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 deste domingo (20). Foram aplicadas as provas matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Confira:

Matemática

Professor de matemática comenta prova do segundo dia do Enem 2022

O professor Diego Orsano explicou que, neste ano, a prova de matemática contou com questões sobre geometria plana e espacial – para calcular áreas e volumes -, probabilidade e matemática básica, cujo objetivo era somente o candidato utilizar uma das quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão. Contudo, houveram assuntos rotineiros do Enem que não foram cobrados nesta edição.

“Não tivemos questões, por exemplo, de matrizes e logaritmos como ocorriam em alguns anos anteriores”, relatou.

Professor de matemática, Diego Orsano — Foto: Ilanna Serena/g1

Biologia

Professor de biologia comenta prova do segundo dia do Enem 2022

De acordo com o professor Francisco Honeidy, a prova de biologia abordou assuntos como citologia, fisiologia, bioquímica e biotecnologia. Entretanto, neste ano, a ecologia não foi tratada de forma tão intensa no Enem. O docente classificou as questões como coerentes e adequadas.

“Na nossa revisão, a questão sobre biotecnologia foi falada pelo professor Manoel Júnior, a ação da transcriptase reversa para o PCR, para converter o RNA do vírus da Covid-19 em DNA para que ele pudesse ser replicado, fotocopiado, como a gente costuma falar em sala de aula”, explicou.

Professor de biologia Francisco Honeidy — Foto: Ilanna Serena/ g1

Física

Professor de física comenta prova do segundo dia do Enem 2022

As questões de física do Enem 2022 abordaram assuntos como mecânica, óptica, ondulatória, elétrica e eletromagnetismo. Para o professor Fransuério Queiroz, a prova foi um pouco extensa e apresentou um grau de dificuldade menor que a do ano passado, porém, com algumas ‘pegadinhas’.

“Foi uma prova bem distribuída, mas cheia de nuances, se o aluno não estiver bem atento, ele acaba escorregando na casca de banana. O examinador sempre é muito ‘malandro’, coloca questões aparentemente diretas, fáceis, mas sempre com um detalhe a mais que é o que vai fazer com que o aluno acerte o gabarito”, afirmou.

Professor de física Fransuério Queiroz — Foto: Ilanna Serena/g1

Química

Professor de química comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Segundo o professor Romério Alves, foram cobrados na prova assuntos ligados a físicoquimica, com questões envolvendo catalisador e desnaturação proteica, radioatividade e titulação. Marcaram falta na prova temas como termoquímica e equilíbrio químico.

“De modo geral, a prova foi bem tranquila”, disse o docente.

Professor de química Romério Alves — Foto: Ilanna Serena/g1