Ingresso Universitário

Por g1 PI


Professores comentam questões de matemática e ciências da natureza do Enem 2022 — Foto: Érico Andrade/g1

O g1 ouviu os professores do Equação Certa sobre as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 deste domingo (20). Foram aplicadas as provas matemática e ciências da natureza (biologia, física e química). Confira:

Matemática

Professor de matemática comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Professor de matemática comenta prova do segundo dia do Enem 2022

O professor Diego Orsano explicou que, neste ano, a prova de matemática contou com questões sobre geometria plana e espacial – para calcular áreas e volumes -, probabilidade e matemática básica, cujo objetivo era somente o candidato utilizar uma das quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão. Contudo, houveram assuntos rotineiros do Enem que não foram cobrados nesta edição.

“Não tivemos questões, por exemplo, de matrizes e logaritmos como ocorriam em alguns anos anteriores”, relatou.

Professor de matemática, Diego Orsano — Foto: Ilanna Serena/g1

Biologia

Professor de biologia comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Professor de biologia comenta prova do segundo dia do Enem 2022

De acordo com o professor Francisco Honeidy, a prova de biologia abordou assuntos como citologia, fisiologia, bioquímica e biotecnologia. Entretanto, neste ano, a ecologia não foi tratada de forma tão intensa no Enem. O docente classificou as questões como coerentes e adequadas.

“Na nossa revisão, a questão sobre biotecnologia foi falada pelo professor Manoel Júnior, a ação da transcriptase reversa para o PCR, para converter o RNA do vírus da Covid-19 em DNA para que ele pudesse ser replicado, fotocopiado, como a gente costuma falar em sala de aula”, explicou.

Professor de biologia Francisco Honeidy — Foto: Ilanna Serena/ g1

Física

Professor de física comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Professor de física comenta prova do segundo dia do Enem 2022

As questões de física do Enem 2022 abordaram assuntos como mecânica, óptica, ondulatória, elétrica e eletromagnetismo. Para o professor Fransuério Queiroz, a prova foi um pouco extensa e apresentou um grau de dificuldade menor que a do ano passado, porém, com algumas ‘pegadinhas’.

“Foi uma prova bem distribuída, mas cheia de nuances, se o aluno não estiver bem atento, ele acaba escorregando na casca de banana. O examinador sempre é muito ‘malandro’, coloca questões aparentemente diretas, fáceis, mas sempre com um detalhe a mais que é o que vai fazer com que o aluno acerte o gabarito”, afirmou.

Professor de física Fransuério Queiroz — Foto: Ilanna Serena/g1

Química

Professor de química comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Professor de química comenta prova do segundo dia do Enem 2022

Segundo o professor Romério Alves, foram cobrados na prova assuntos ligados a físicoquimica, com questões envolvendo catalisador e desnaturação proteica, radioatividade e titulação. Marcaram falta na prova temas como termoquímica e equilíbrio químico.

“De modo geral, a prova foi bem tranquila”, disse o docente.

Professor de química Romério Alves — Foto: Ilanna Serena/g1

VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!