Por G1 Tocantins


Professores estão paralisados em frente a Prefeitura de Riachinho — Foto: Divulgação

Professores de Riachinho, na região norte do estado, estão acampados na frente da prefeitura desde quinta-feira (7). A cidade tem duas escolas e cerca de 700 estudantes estão sem aulas.

A principal reclamação dos profissionais é que há cerca de um ano e quatro meses a prefeitura reduziu o salário dos servidores da educação. Atualmente, eles estariam recebendo os mesmos salários praticados em 2014.

Segundo os professores, em dezembro de 2017, foi feita uma comissão de estudo para atualizar a Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Porém, nenhuma proposta foi apresentada pelo município.

"Estamos no primeiro trimestre de 2019 com o salário de professor que corresponde ao ano de 2014 [...] Tem caso de professor que ganha R$ 1.334,00 com especialização e por 17 anos de serviço. Entretanto, contraria a lei do piso nacional visto que os professores recebem abaixo", explicou a professora Darcivanda Vieira Demellas.

O G1 ligou para os secretários de educação e administração, para a prefeita e na própria Prefeitura de Riachinho, mas as ligações não foram atendidas.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!