Por g1 PE


Professores aprovados em concurso de 2022 fizeram protesto na frente da sede do governo — Foto: Reprodução/WhatsApp

A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou na noite desta quinta (02) que irá convocar os 2.970 aprovados no concurso para professores efetivos da rede de Educação Básica (Ensino Médio e Fundamental), cujo resultado foi homologado ainda no governo Paulo Câmara (então no PSB), em dezembro de 2022.

Segundo informações divulgadas pelo governo estadual, a nomeação dos aprovados deve acontecer até o dia 22 de maio, com posse prevista para até 21 de junho. Os profissionais devem começar a trabalhar até o dia 20 de julho deste ano.

O governo anunciou ainda que fará um censo com os profissionais da área de educação para definir quantos professores são necessários em cada escola.

Segundo a secretaria de Educação, o atraso na convocação dos aprovados se deveu a “problemas com a banca avaliadora do certame, o Cebraspe”.

A lista final dos aprovados foi enviada apenas em 15 de fevereiro, de acordo com a gestão estadual.

A convocação acontecerá através de comunicação oficial da secretaria de Educação, com data para apresentação de documentos.

Professores fizeram protesto

Além dos 2.970 aprovados, o resultado final do certame também aprovou quase 10 mil docentes para o cadastro de reserva.

De acordo com o sindicato da categoria (Sintepe), a rede estadual tem 18 mil professores efetivos e cerca de 20 mil docentes com contratos temporários.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!