Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

O primeiro dia de Enem, com as disciplinas de Linguagens e Ciências Humanas, exige dos candidatos a habilidade de interpretar textos. Neste ano, o gabarito de uma questão, que teve como objetivo analisar duas músicas de Caetano Veloso, gerou polêmica entre os alunos nas redes sociais e até recebeu uma resposta do próprio artista. Para os professores, a alternativa divulgada na correção do exame é correta, mas não deixou de gerar dúvida.

No domingo (5), após o fim da prova, a questão tornou-se assunto nas redes sociais. De acordo com o Gabarito extraoficial feito por professores da Plataforma AZ de Aprendizagem para o GLOBO, a resposta correta foi a alternativa B. Muitos candidatos questionaram a opção, considerando que a opção D também poderia ser escolhida.

Segundo o enunciado, os participantes deveriam comparar trechos das canções "Alegria, alegria", de 1990", e "Anjos Tronchos", de 2021, e encontrar o que há de comum entre eles. A alternativa correta indicava a "percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia".

Questão sobre canções de Caetano gerou dúvida entre alunos e professores — Foto: Reprodução/Inep
Questão sobre canções de Caetano gerou dúvida entre alunos e professores — Foto: Reprodução/Inep

Além de causar discussão entre candidatos, a questão também gerou dúvida entre professores. Segundo o professor Tássio Leonardo, que leciona Linguagens na Plataforma AZ, a pergunta foi tópico de debate entre os profissionais.

— Essa foi a questão que mais me incomodou. Conversando com outro professor ficamos na dúvida entre B e D. No fim, chegamos à conclusão de que a B é realmente a mais correta, mas ainda gosto muito da D — revelou o professor.

Apesar dos questionamentos a respeito do direcionamento do enunciado e da contextualização da questão, professores chegaram à conclusão de que a alternativa B é, sim, a mais correta.

— Ela gera uma dúvida por conta do vocabulário das alternativas, isso aumentou a dificuldade. É uma questão bacana, mas quando a gente fala de contexto histórico, a gente não espera que aborde tecnologia. Especialmente, quando o tema é Caetano e Tropicália, que nos remetem diretamente ao momento da ditadura. Essa questão me incomodou, em um primeiro momento, mas não discordo do gabarito — explicou o professor Willy Rocha Júlio, professor de Linguagens na Escola SEB Lafaiete, parceira da Plataforma AZ.

No colégio onde Willy dá aula, a pergunta também foi tema das conversas entre professores que, após muita análise, concordaram com a alternativa B. No entanto, uma grande preocupação foi a reação dos alunos.

— Na hora que vi, soube que poderia gerar confusão. O Enem tem disso, existe uma alternativa mais certa do que as outras, e quem a escolhe é o enunciado. O que invalida a D é o contexto. A segunda música aborda muito a tecnologia, já na primeira canção, é preciso perceber que, quando ele fala de 'nova era', ele está falando do mesmo contexto da primeira canção — afirmou.

Ainda de acordo com o professor, os alunos que conseguiram acertar a resposta, souberam analisar a canção com enfoque no texto.

— Quem acertou analisou a música como poesia. Caetano faz música, mas ela é um texto e o aluno que soube observar cada linha como verso, cada verso como uma ideia, teve sucesso. É importante entender esse limite, que é muito tênue, entre a canção e o texto poético, o processo textual e melódico — concluiu o profissional.

Caetano fica entre duas alternativas

O debate ganhou ainda mais repercussão quando Caetano Veloso decidiu responder, por conta própria, à questão. O momento foi registrado pela mulher do compositor, Paula Lavigne, e compartilhado no Instagram

— Quando eu li achei que são todas (as opções) — diz Caetano ao ser questionado pela mulher. — Uso de cores como elementos de crítica a hábitos contemporâneos. Na verdade, tem isso nas duas letras.

Ao final do vídeo, o músico diz acreditar que as opções B e D são as mais corretas. O gabarito oficial do exame só sai no dia 24 de novembro.

Mais recente Próxima Enem 2023: saiba como otimizar tempo de revisão e descanso antes do segundo dia de prova
Mais do Globo

Camisa 47 não marcava desde janeiro, mas o alvinegro pagou por uma escolha ousada de Artur Jorge na reta final, ao colocar Barboza de centroavante

Jeffinho quebra jejum, mas Botafogo leva gol no final e perde para o Bahia no Brasileiro

Bombeiros foram acionados para a ocorrência, sem vítima, às 17h30

Carro pega fogo e interdita túnel que liga Copacabana a Botafogo

Alvo de acusações, instituto ligado a Bolsonaro diz que tem entre os objetivos a promoção do voluntariado e apoio a pessoas carentes

Tragédia no Sul: Vaquinhas se proliferam, e doações para organizações de fora do RS provocam críticas

Piloto chegou na colocação de destaque após 110 corridas

Lando Norris conquista sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP de Miami

Bolsonaristas atacam show de Madonna em plena crise, enquanto apoiadores de Lula lembram que Jair Bolsonaro passeou de jet ski durante enchentes na Bahia

Parlamentares e militantes politizam tragédia no Sul com troca de acusações e desinformação

Operação de limpeza contou com mais de 1500 garis

Garis recolhem mais de 200 toneladas de lixo das areias de Copacabana, após o show da Madonna

Objeto foi recolhido por guardas municipais que faziam o patrulhamento na região

Balão quase cai próximo a tonéis de produtos inflamáveis na Baia de Guanabara

Segundo o último boletim da Defesa Civil, 341 das 497 cidades registraram fortes temporais

Tragédia no Rio Grande do Sul: sobe para 78 número de vítimas nas chuvas; 108 estão desaparecidos

Estado do Rio de Janeiro tem dez casos confirmados; Doença que pode ser confundida com a dengue

Febre do Oropouche: Saiba como identificar a doença e se prevenir

Expulsão em lance de duplo erro do volante aos 15 minutos condicionou a atuação do cruz-maltino na partida

Em jogo marcado por expulsão infantil de Hugo Moura, Vasco é derrotado pelo Athletico-PR