Por Graziela Rezende, G1 MS


Professora usa redes sociais em MS para incentiva alunos atuais e antigos — Foto: Redes sociais/Reprodução

Para a maioria, o susto já passou. Agora é conferir a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respirar fundo e ver em qual universidade o estudante se encaixa. Quem não conseguiu alcançar a pontuação necessária, o importante é não desistir. É justamente este o recado da professora de Língua Portuguesa, Suellen Medeiros de Moraes Fagundes, de 31 anos, horas após a divulgação do resultado, nessa sexta-feira (18), em Campo Grande.

"Eu estou trabalhando com alunos do ensino médio há quase quatro anos. Tenho bastante contato e proximidade com antigos alunos também. Vi que alguns postaram sua frustração nas redes sociais e isso me incomodou um pouco. Não queria ver eles assim e achei que escrever este incentivo seria a melhor forma", afirmou ao G1 Suellen.

Ainda conforme a professora, que atua em um colégio público do bairro Moreninhas, região sul da cidade, os adolescentes não deveriam se cobrar tanto, no último ano escolar. "Na verdade, acho que eles não estão muito preparados para sair e de cara já escolher a profissão para o resto. Isto acontece somente com algumas pessoas e a professora existe em geral para todos, tanto dos pais como da sociedade. É aí que ocorre a frustação", avalia.

De acordo com a professora, todos têm direito a um tempo de cursinho, caso achem necessário. "Nós fizemos bastante revisões, estudamos ao longo do ano uma tabela com tudo o que possivelmente seria cobrado. E eu sei que muitos não são fãs desta disciplina, mas, sabem que as questão são muito mais interpretação do que a gramática em si", finalizou.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na manhã dessa sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), só 55 candidatos tiraram a nota mil na prova de redação.

Sisu 2019

Com a nota do Enem 2018, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo começa na próxima terça (22) e encerra na sexta-feira (25). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

Inscrições: 22/1 a 25/1

1ª chamada: 28/1

Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2

Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2

Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies), e em 37 universidades de Portugal.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1