Brasil
PUBLICIDADE

Por Louise Queiroga — Rio de Janeiro

A professora que foi filmada fazendo a saudação nazista dentro de sala de aula numa escola em Ponta Grossa (PR) foi demitida. A informação foi noticiada pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de imprensa do Colégio Sagrada Família confirmou a medida tomada pela instituição.

No vídeo, divulgado pela Revista Fórum, é possível ver o momento em que ela leva a mão à testa, como em posição de sentido, e depois estende o braço, conforme o gesto adotado pelos nazistas para saudar Adolf Hitler.

As imagens repercutiram nas redes sociais e geraram revolta. O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse na noite desta segunda-feira que vai investigar as denúncias recebidas sobre o caso.

Em nota divulgada nas páginas do colégio, a diretora, irmã Edites, descreveu a atitude da professora como "um erro" e disse que o colégio não compactua com o gesto. Ela citou que "ânimos exaltados" no atual cenário político podem estar por trás do ato da educadora, mas afirmou que a postura da unidade de ensino é de neutralidade.

Irmã Edites afirmou no comunicado, sem entrar em detalhes, que medidas seriam tomadas de acordo com o regimento interno do colégio. Ela ressaltou que a professora trabalha "há bastante tempo" na unidade e que é uma "excelente profissional".

Usuários do Facebook deixaram comentários na postagem cobrando a demissão da professora, o que foi posteriormente anunciado.

O advogado Alexandre Jorge, que representa a professora Josete Biral, disse que o gesto consistiu numa "saudação à bandeira e à pátria" num momento de descontração durante o fim de uma aula.

Leia a nota na íntegra:

"Em respeito a nossa comunidade escolar, Pais, Alunos e a todos que interesse tiverem sobre o ocorrido com uma de nossas professoras da 3ª Série do Ensino Médio, afirmamos que não compactuamos e não concordamos com a postura da Professora e também repudiamos qualquer manifestação alusiva ao teor do vídeo.

O Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa PR tem uma história pautada pela lisura em suas ações e respeito à comunidade, por isso repudia ações que venham a ferir os valores da vida, da moral e da ética. Bem como, em relação à funcionária envolvida nos fatos, por se tratar de questão 'interna corporis', foram tomadas as medidas cabíveis ao caso".

Mais recente Próxima Monitoramento aponta ameaças contra parques e florestas protegidas em quase 20 projetos de lei no Congresso
Mais do Globo

Mandatário tricolor está no Espírito Santo junto com a delegação do clube

Fluminense: Em evento, Mário Bittencourt nega acerto com Thiago Silva, mas admite negociação

Defesa Civil já contabiliza 39 mortes e 68 desaparecidos em todo o estado

Tragédia no Rio Grande do Sul: Guaíba atinge maior nível já registrado e água ameaça diques de proteção em Porto Alegre

Até a noite desta sexta-feira, a Defesa Civil já contabilizou 39 mortos e 68 desaparecidos por conta das chuvas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado por estrago das chuvas no Rio Grande do Sul

Clube e agente admitem negociação, mas jogador tem até o fim de junho para resolver futuro

'Família do Thiago Silva não quer sair da Europa. Ele não decidiu nada', diz empresário; Fluminense mantém esperança

Belle Silva se pronunciou nas redes sociais afirmando que há "ansiedade" exagerada

Esposa de Thiago Silva nega que haja acerto do zagueiro com o Fluminense: 'Parem de especulações'

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, já havia se tornado réu por homicídio doloso qualificado e lesão corporal gravíssima

Justiça de SP manda prender motorista de Porsche réu por homicídio

Jovens músicos de escolas do Rio subirão ao palco para dar ritmo extra à canção “Music”: 'Arrepiante e emocionante', diz presidente da Liesa

Samba da Madonna: saiba como será a bateria comandada por Pretinho da Serrinha no show de Copacabana