Por G1 São Carlos e Araraquara


Professora de São Carlos ensina adultos que querem concluir ensino médio ou fundamental

Professora de São Carlos ensina adultos que querem concluir ensino médio ou fundamental

Uma professora de São Carlos (SP) decidiu estender o horário de trabalho para ajudar adultos que querem concluir o ensino médio e o ensino fundamental.

Regina Helena Corsi, diretora da Escola Estadual João Jorge Marmorato, criou um grupo de estudos para a prova do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que ocorre no dia 22 de outubro.

Com o resultado do exame, é possível conseguir o certificado de conclusão do ensino médio apenas estudando por conta própria.

Alunos frequentam as aulas para prestar prova do Encceja — Foto: Ely Venâncio/ EPTV

Determinação

Movidos pela força de vontade, os alunos correm atrás do tempo perdido. O mecânico Vitor Gonçalves disse que só percebeu a importância do diploma depois que foi buscar uma oportunidade no mercado de trabalho.

“Parei por vontade própria, achei que não ia fazer diferença, só que na hora de arrumar emprego precisa do ensino médio, dai fiquei meio que parado no tempo”, contou.

Regina teve ideia de criar o grupo de estudos — Foto: Ely Venâncio/ EPTV

A ajuda veio da diretora de escola, que teve a ideia de criar o grupo. Uma vez por semana ela estica o expediente para conduzir o grupo como professora voluntária.

“É importante pra todo mundo acreditar em si mesmo. Fazemos esse estudo curtinho para mostrar para eles que são capazes de estudar sozinhos. Hoje em dia o mercado exige o diploma na mão”, disse Regina.

Edna quer ser exemplo para os filhos — Foto: Ely Venâncio/ EPTV

Exemplo para os filhos

A consultora de vendas Edna Aparecida encontrou motivação dentro de casa e voltou a estudar porque quer dar o exemplo para os filhos.

”Queria que eles voltassem porque isso faz falta futuramente. Para mim, está fazendo e por isso decidi voltar. Hoje, tenho 47 anos, não tenho vergonha de estar em uma sala de aula para aprender”, ressaltou.

As inscrições para a prova do Encceja vão até o dia 18 de agosto e devem ser feitas no site. A participação é gratuita.

Quem quiser assistir as aulas em São Carlos, pode ligar no telefone (16) 3368-5695.

Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?