Por G1 Mogi das Cruzes e Suzano


Um funcionária e uma professora de duas escolas da rede estadual em Mogi das Cruzes foram agredidas na manhã terça-feira (11). Ambas registraram boletins de ocorrência no 2º Distrito Policial. A Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes informou que "repudia todo e qualquer tipo de agressão e considera inadmissível a atitude dos estudantes".

Uma funcionária, de 37 anos, contou que por volta das 11h um aluno de 18 anos que cursa o 3º ano do ensino médio na Escola Galdino Pinheiro Franco, no distrito de Brás Cubas, a informou que sairia da escola. Ela contou que nesse momento, ele a segurou pelos braços e a empurrou. Segundo o relato da vítima, ela teve ferimentos nos braços.

A funcionária destacou que outros alunos presenciaram a agressão. Já o aluno contou que, ao sair, foi impedido pela funcionária e que ele a segurou pelos braços, tirando-a da sua frente. O aluno afirmou ainda que a funcionária o empurrou. A polícia requisitou exame de corpo de delito para a funcionária e o aluno. O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal.

Já o outro caso teve como vítima uma professora de 40 anos e foi na Escola Professora Isabel Ferreira da Silva, na Vila Brasileira, também no distrito de Brás Cubas. A professora contou que por volta das 11h20 estava em sala de aula com alunos do 9º ano. Ela disse que um adolescente, que é aluno de outra sala, estava com um cesto de lixo e arremessou em sua direção, acertando seu ombro. De acordo com a professora, o agressor correu junto com outros dois colegas para o interior de outra sala.

Eles foram localizados pela professora e levados até a direção da escola que tomou providências administrativas na presença dos pais. A polícia registrou o caso como lesão corporal e foi requisitado exame de corpo de delito para professora.

A Secretaria Estadual de Educação informou que a Diretoria Regional de Ensino de Mogi das Cruzes "repudia todo e qualquer tipo de agressão e considera inadmissível a atitude dos estudantes e presta total apoio às funcionárias". As famílias de ambos os casos foram chamadas e já se reuniram com os professores mediadores das unidades.

A secretaria destacou que no caso da Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, o aluno foi transferido de unidade e será acompanhado pela direção da nova escola. Quanto ao estudante da Escola Estadual Isabel Ferreira da Silva, ele terá seu futuro decidido pelo Conselho de Escola, que se reunirá nos próximos dias para tomar as medidas disciplinares cabíveis.

A secretaria reforçou que as escolas mantém ações pedagógicas que incentivam a cultura de paz, o respeito e a empatia entre alunos, professores e funcionários. As ações de mediação de conflito serão intensificadas com o apoio do Programa Escola da Família, que reúne as comunidades para atividades de lazer nos finais de semana nas unidades escolares de todo Estado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você