Por Yago Oliveira*, G1 MT


Alunos se preparam para viajar ao RJ — Foto: Claudia Kelly de Oliveira Magalhães/ Arquivo pessoal

Uma professora e três alunos da Escola Estadual Professora Eucaris Nunes Cunha e Moraes, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, vão participar da 19ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, em dezembro deste ano, após a construção de um foguete, e estão fazendo campanha para arrecadar dinheiro e custear a viagem.

Gustavo Sales de Oliveira e Ygor Castilho Santos, ambos de 16 anos, Jaianny Kelly Vieira Ataide, de 15 anos e a professora de biologia e física, Claudia Kelly de Oliveira Magalhães, construíram o foguete com madeira, garrafas pet, folha de raio-X e um tipo de pasta plástica, que funciona na reação química de vinagre e bicarbonato de sódio. A confecção durou quatro meses.

O convite para participar do evento surgiu após a apresentação desse projeto na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que aconteceu em maio deste ano, e por terem lançado o foguete acima de 100 metros foram convidados para a Jornada de Foguetes.

"Estar lá e aprimorar os nossos conhecimentos com alunos de outros estados é um grande privilégio", disse Gustavo.

Antes disso, o projeto foi apresentado na Feira de Física e Mostra de Foguetes da escola, em setembro do ano passado.

Foguete foi arremessado acima de 100 metros

Foguete foi arremessado acima de 100 metros

Para Jaianny Kelly, participar do evento científico nacional é uma oportunidade de aprendizado. "Minha expectativa é muito grande e positiva. É muita responsabilidade representar, juntamente com os meus colegas, a cidade de Poconé, a escola Eucaris e o estado de Mato Grosso e é uma ótima oportunidade de poder interagir e adquirir conhecimento", disse.

O projeto começou a ser idealizado há três anos e, em outras edições da MOBFOG, eles fizeram a inscrição, mas não conseguiram ser classificadas para a jornada nacional. "É tudo muito dificil para a educação, assim tudo é feito muito rústico. Para participar, precisamos adequar o foguete. Tudo isso demanda um gasto e a escola infelizmente não tem para fornecer", disse Claudia Kelly.

O evento

A 19ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí será realizada entre os dias 17 a 20 de dezembro, em um hotel fazenda. Os participantes irão ficar durante quatro dias estudando, tendo aulas teóricas e práticas, sob acompanhamento e avaliação de professores. Todos os estudantes que participam são do ensino médio.

O evento reúne as equipes que lançaram o foguete mais distante possível nas escolas, porém, só pode participar uma equipe por escola.

Foguete foi construído com materiais recicláveis — Foto: Claudia Kelly de Oliveira Magalhães

MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Foguetes e bases de lançamentos são construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Podem participar alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio, aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.

Campanha

Como a escola não tem condições financeiras de ajudá-los, a professora e os alunos estão fazenda bingos e rifas para tentar arrecadar dinheiro.

As despesas com a viagem devem custar R$ 11 mil, incluindo as adequações ao projeto, materiais e equipamentos técnicos, uniformes padronizados, alimentação, hospedagem e passagens aéreas.

* Sob a supervisão de Pollyana Araújo

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1