Por Danielle Fonseca, TV Globo


Projeto incentiva expressão de estudantes por meio do desenho

Projeto incentiva expressão de estudantes por meio do desenho

"Desenho Feio". O nome da disciplina pode surpreender à primeira vista, mas é o momento que alunos de uma escola pública estadual do Grande Recife têm para deixar os sentimentos à mostra usando lápis e papel. A ação é realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Santa Ana, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda (veja vídeo acima).

Eletiva, a disciplina busca estimular a capacidade de integração entre alunos e o compartilhamento de experiências positivas. Não é uma disciplina que reprova ou aprova os estudantes, mas, na sala de aula, eles aprendem a lidar com frustrações e compartilhar experiências positivas.

A iniciativa é da professora Onézia Lima. Para ela, o que se quer, é pôr para fora os sentimentos, sem se importar com o resultado final da arte.

"Eu vi que havia meninos que queriam se expressar, mas não tinham, talvez, uma habilidade corporal ou um desprendimento para isso. A ideia é trazer uma eletiva de artes visuais, que não foque a técnica, porque esse não é o objetivo. O objetivo é o sentimento verdadeiro", afirma Onézia Lima.

Professora de Olinda dá aulas de 'desenho feio' — Foto: Reprodução/TV Globo

Para a estudante Sofia Marques, de 17 anos, as aulas superaram a expectativa. "Eu pensei que era uma coisa mais de artes, porque tem aula disso aqui na escola. Pensei que fôssemos aprender coisas de pintura. Quando chegamos, Onézia, como sempre, mudou tudo", afirma a estudante.

A aula começa com a distribuição de cadernos e lápis. Depois, vem a respiração profunda, num momento de colocar as energias negativas para fora. Assim, as atividades começam. A professora pede para que todos façam um coração no papel, sem regras ou técnicas. Em seguida, é o momento de ouvir música.

Depois, os adolescentes desenham, dentro do coração, alguma lembrança positiva que já tiveram. A regra é abrir espaço para o sentimento de cada um. A aula é feita por estudantes do primeiro e segundo anos do ensino médio.

Professora Onézia Lima idealizou a disciplina de 'desenho feio' em escola de Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Para o estudante João Carlos Silva Neto, é o momento de colocar para fora aquilo que machuca. "Talvez a gente não consiga se expressar tão bem com palavras. Por isso, acabamos colocando as coisas no papel e acabamos nos libertando de coisas que nos atormentam ou mesmo se lembrando de coisas felizes que vêm à mente e não lembrávamos", diz o aluno.

Para a professora, o abraço apertado que recebe dos estudantes é o melhor reconhecimento que poderia receber. Ela afirma que muitos já voltaram para contar da experiência após as aulas e sobre como a disciplina os ajudou.

"A arte pode servir para eu me conhecer melhor e, a partir daí, me tornar um adulto melhor trabalhar a autoestima e mentalizar que você é um ser perfeito, lindo e capaz", diz a professora.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!