De Boa no Enem 2022

Por G1 RN


Professora dá dicas para manter ritmo de aprendizagem para o Enem com aulas on-line — Foto: William Iven / Unsplash

Estudar em casa tem sido a rotina de muitos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por conta da pandemia do coronavírus, a sala de aula foi substituída pela tela do computador, já que muitas escolas e cursinhos preparatórios precisaram adotar o ensino a distância.

A mudança passou a exigir de todos um esforço a mais durante a preparação para as provas, intensificando a importância de o indivíduo manter uma rotina de estudos durante as aulas remotas. “A rotina de estudos organiza a vida do aluno na totalidade, tornando o processo de preparação mais leve e otimizado, fazendo com que o indivíduo aprenda mais e de uma maneira tranquila”, avalia a professora e coordenadora dos cursos de Educação da Universidade Potiguar (UnP), Ana Paula Felipe.

Para manter o ritmo de aprendizagem on-line, também é preciso atentar-se para outras situações que vão além da participação nas aulas. Pensando nisso, a especialista separou algumas dicas para ajudar os estudantes durante o período que antecede as provas. Confira:

1. Defina o seu local de estudos

Para evitar distrações, escolha um ambiente tranquilo, iluminado e agradável.

2. Teste os seus conhecimentos

Consulte os cadernos de provas das edições anteriores do Enem. Planeje-se para treinar questões objetivas em um dia e no outro a redação.

3. Revise os conteúdos

Faça mapas conectivos referentes aos temas estudados. Se preferir, recorra aos blocos auto-adesivos coloridos e cole-os em um quadro ou diretamente na parede. Isso poderá facilitar o aprendizado.

4. Cuidado com as notícias falsas

Faça uma revisão sobre as principais notícias de impacto que circularam ao longo do ano. Para isso, busque consultar veículos de imprensa oficiais, evitando cair nas fake news.

5. Invista no seu autocuidado

Estudar é bom, mas não é tudo. Por isso, cuide das suas emoções, faça algo por hobby e pratique exercícios físicos. Se preferir, dedique uma parte do seu dia para atividades com a família ou amigos, mesmo que virtuais.

6. Acredite em você

Confie na sua evolução enquanto estudante. Tenha pensamentos positivos e creia que tudo dará certo.

Professora Ana Paula Felipe dá dicas de como manter a aprendizagem com foco no Enem — Foto: Arquivo pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você