Educação

Por Bianka Carvalho, TV Globo


Professora dá dicas de como estudar na reta final para o Enem

Professora dá dicas de como estudar na reta final para o Enem

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 acontecem nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, na versão digital. A professora Catarina Gonçalves, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), deu dicas sobre como os estudantes devem agir durante a reta final dos preparativos para as provas (veja vídeo acima).

"Tentar manter a calma, tentar manter o foco naquilo que já sabe. O Enem, diferente de outros tipos de vestibular, não avalia a memorização. Agora, o máximo que alguém consegue ainda é memorizar coisas novas, e o Enem avalia competências que precisam ser desenvolvidas ao longo da vida", afirmou em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (4).

Ainda de acordo com a professora, a melhor maneira de utilizar os últimos dias antes da prova é retomar, de maneira cautelosa, os assuntos que o estudante domina, para ajudar a minimizar o estresse e potencializar esses conhecimentos.

"Dar uma revisada com cautela, determinando um horário para estudar, um horário para descansar, relaxar... Também realizar uma leitura do cotidiano, porque o Enem avalia muitos conhecimentos gerais, então dar uma retomada do que aconteceu em 2020, um ano muito intenso… Mas lembrando que a prova já está feita, então não vai cair o que aconteceu ontem", explicou.

Natalia Cavalcanti de Britto contou como se prepara nesta reta final para a prova do Enem 2020 — Foto: Reprodução/TV Globo

A estudante Natalia Cavalcanti de Britto contou que tem estudado de forma sistemática, mas sem gerar ansiedade.

"Todos os dias eu estipulo uma quantidade de questões e algumas matérias que eu vou focar naquele dia. Eu faço como se fosse o dia do Enem, uso a máscara, não pego no celular, não uso calculadora, só caneta preta e o caderno. Aí eu vejo o resultado, e os assuntos que eu errei são aqueles que eu vou revisar naquele dia", disse.

Para a professora, outra dica importante para o Enem realizado em meio à pandemia da Covid-19 é buscar uma máscara confortável, além de levar máscaras extras para trocar durante o exame.

"Levar uma máscara confortável porque a gente sabe que o bem-estar na hora de fazer a prova é muito importante. Levar água também porque, em um momento de grande ansiedade, a água ajuda na retomada. E levar alguma coisa que te acalme um pouquinho, um chocolate, um doce...", contou Catarina.

VÍDEOS sobre educação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!