Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Estudantes têm aulas dentro de hospitais na região noroeste paulista

Estudantes têm aulas dentro de hospitais na região noroeste paulista

Para não ficar sem estudar enquanto estão internados, alunos matriculados na rede estadual de ensino estão tendo aulas particulares em um hospital de Araçatuba (SP).

Há cinco anos, a professora Cristina Gabas vai à Santa Casa para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Uma alternativa encontrada pelo projeto “Classe Escolar”, que atende cerca de 2 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.

“O atendimento é individualizado e bem flexível. Enquanto o aluno estiver internado, temos que buscar meios e recursos para ele não ficar ocioso. Então, damos continuidade as atividades do ensino regular para ficar”, afirma a professora.

A jovem Paula Alexandre de Jesus, de 17 anos, que está gravida de 9 meses e precisou ser internada após um deslocamento de placenta, é uma das alunas visitadas pela professora. Sem poder ir à escola, a gestante está conseguindo manter os estudos em dia.

Professora dá aulas para Paula, que está internada em Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

“Está sendo muito bom, porque pretendo prestar o Enem. Assim conseguirei dar um futuro melhor ao meu filho. Sem estudo, não vejo perspectiva”, diz a jovem.

Durante os cinco anos em que Cristina Gabas trabalha na Santa Casa, diversos alunos já foram atendidos. Cada um com uma história diferente de superação. E muitas vezes, a profissional se torna uma amiga.

“Não podemos perder o foco pedagógico, mas muitas vezes a criança e o adolescente estão tão abatidos que em uma conversa já nos tornamos amigos e juntos vamos superando as barreiras”, afirma a professora.

Alguns estudantes que já receberam os ensinamentos de Cristina ainda se recordam do quão importante foi o trabalho dela durante a recuperação.

Daniel Pires de Souza Junior, de 12 anos, teve meningite em outubro do ano passado, chegou a ficar com o corpo paralisado, passou por quatro cirurgias na cabeça, mas quando começou a se recuperar, teve aulas com a professora.

“Com a ajuda dela e da classe hospitalar, ele conseguiu voltar novamente a coordenação motora, com o hábito da leitura e, principalmente, conseguiu se distrair um pouco”, conta a mãe dele, Márcia Regina de Oliveira Souza.

O Lucas também foi aluno do projeto "Classe hospitalar". Ele ficou internado para retirar um tumor no cérebro e fazer tratamento contra a doença. Mesmo debilitado fez questão de estudar e aprendeu a gostar mais de ler. Mas as aulas foram além da questão pedagógica para ele.

“A presença da professora me ajudou bastante. Eu lia muito, brincava com ela. Agora ela se transformou em uma amiga. Só tenho que a agradecê-la por tudo”, conta Lucas Dilolli.

Professora anda por corredor da Santa Casa de Araçatuba, onde dá aulas — Foto: Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região em G1 Rio Preto e Araçatuba

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!