INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por Lucas Marreiros, G1 PI


Professor já se vestiu de super-herói para atrair os alunos nas aulas de física. — Foto: Arquivo pessoal

O professor de física Pedro Netto aposta em fantasias para inovar em suas aulas durante revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com cerca de 15 anos em sala de aula, o educador já se vestiu de árabe, pirata e até super-herói para ensinar aos alunos conteúdos que vão ser cobrados na prova.

“Eu não lembro quando comecei a fazer, mas todos os anos há uma revisão com uma grande quantidade de alunos bem próxima ao Enem. Um ano eu me fantasiei de sheik, ano passado foi de Jack Sparrow. Sempre faço uma brincadeira para tentar dar uma aliviada no estresse dos alunos”, conta Pedro Netto.

O professor garante que o foco das aulas é o conteúdo, mas que as fantasias ajudam a chamar a atenção dos alunos. “A meta da fantasia é proporcionar uma descontração para que eles deem uma relaxada e possam focar melhor no conteúdo e com que a revisão seja realmente proveitosa”, afirma.

Professores entram no clima de super-heróis para as 'super revisões' do Enem. — Foto: Arquivo pessoal

“O emocional tem um peso enorme no sucesso deles”.

A maior preocupação do educador é passar tranquilidade para os estudantes enquanto eles se preparam para o Enem. “Você não pode só brincar, mas também não é só aula porque esse é um momento tenso para eles, que estudam muito o ano inteiro e precisam descontrair um pouco também”, explica.

Bicho papão

Pedro Netto diz que grande parte dos alunos tem medo da disciplina que ele leciona e que é preciso trabalhar esse medo. “A física e matemática têm um estigma, são conhecidas como os bichos papões do Enem, mas a gente tem que desestigmar, mostrar de uma forma lúdica e atraente para que eles possam internalizar os conceitos e se saírem bem”, diz.

Professor encarna Capitão Jack Sparrow durante revisão do Enem — Foto: Reprodução / TV Clube

O professor faz mestrado em física e já fez uma pesquisa com alunos para saber como o comportamento do educador em sala de aula pode incentivar o aprendizado e mais de 70% dos entrevistados afirmou que aprendem mais com um professor que é mais extrovertido.

“Eles gostam muito, tiram foto comigo, postam nas redes sociais. Essas brincadeiras podem ser importantes para o aprendizado".

E para garantir total apoio aos alunos, o professor também faz o Enem todos os anos. "Eu faço as provas com eles. Você só pode falar de uma coisa se você tem conhecimento de causa, só pode dizer que é fácil ou difícil se você tiver essa experiência", garante.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1