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Professor responde dúvidas de internautas sobre Redação do Enem

Raphael Torres participou de transmissão on-line nesta sexta-feira

RIO - Na tarde desta sexta-feira, O GLOBO realizou sua primeira transmissão ao vivo com especialistas para a cobertura do Enem. O convidado foi o professor Raphael Torres que apontou quais são os principais erros dos candidatos na redação. A conversa contou com um guia, o Mapa do Erro , para que os alunos pudessem acompanhar a explicação. A íntegra do bate papo pode ser assistida acima.

Ao final da conversa, algumas dúvidas foram enviadas e O GLOBO selecionou quatro delas para o professor responder.

Confira:

Alguns professores falam que é bom colocar "em primeiro lugar" ou "em primeira analise", porém, eu coloquei em uma redação e o corretor afirmou que é melhor não usar? Uso ou não?

Pode, apesar de forma desgastada. Buscar novas formas de conexão, principalmente para o segundo parágrafo de desenvolvimento, como "outro fator/traço/aspecto" ou advérbios como "também" dão a mesma ideia de continuidade, sendo mais raras.

Tenho dificuldade de começar o desenvolvimento na redação, não sei que tipo de palavra ou frase que poderia usar.

Professor Raphael Torres participará do primeiro Live do Enem Foto: Divulgação
Professor Raphael Torres participará do primeiro Live do Enem Foto: Divulgação

Um Advérbio que indique prioridade como "primordialmente" no primeiro período do primeiro parágrafo de desenvolvimento pode ajudar.

Qual o melhor caminho para fazer a conclusão? Estou com dificuldade nessa competência.

Bom garantir a presença de um conector conclusivo como "portanto" ou "então", uma expressão que resuma seu posicionamento, dado na Introdução, e duas intervenções :uma de curto e outra de longo prazo, assim como, no final, resumidamente dizer aonde se pretende chegar.

Eu ouvir falar que pra tirar 200 (pontos) na C4 (Competência 4) é necessario usar mais de 10 conectivos. É verdade?

Não se mede só a C4 com conectivos, o que inviabiliza esse número como parâmetro oficial.