Por G1 Santarém — Pará


Professor que notificou prefeitura na web mostra problemas devido salários atrasados;video

Professor que notificou prefeitura na web mostra problemas devido salários atrasados;video

A falta de pagamento dos salários atrasados dos profissionais da educação de Alenquer, no oeste do Pará, tem provocado revolta e insatisfação a categoria. Para cobrar regularização da folha de pagamento, o professor que notificou a prefeitura pela web, utilizou novamente redes sociais em forma de protesto. (Veja o vídeo acima)

Marcelo Vinhote gravou um vídeo e disse que ele e os filhos têm passado por dificuldades nesses quase quatro meses sem salários. Para o educador, essa foi a forma da população ficar sabendo da realidade vivida pela maioria dos profissionais.

“Educação não se faz somente com alunos e escolas, é preciso dos professores. Sem nós o sistema não funciona. Hoje estamos sofrendo muito mais do que se imagina. Nem alimentos temos mais nas nossas residências. A falta de salário tira a dignidade de qualquer pessoa”, disse.

Marcelo Vinhote publicou o vídeo nas redes sociais — Foto: Reprodução/Facebook/Marcelo Vinhote

No vídeo, o professor mostra os armários e a geladeira vazios. Os dois filhos de Marcelo também aparecem no vídeo. “Antes aqui tinha despesa, eu tinha minha dispensa cheia, com arroz, farinha, açúcar, café... olha hoje, sem nada(...). Prefeito, o senhor está deixando os funcionários públicos da educação desse jeito”, relata.

Pelo fato de ser professor da área de rios, Marcelo encontra ainda mais dificuldades porque precisa pagar para se deslocar entre a casa e o trabalho.

A categoria aderiu à greve esta semana. Segundo a classe trabalhista, também não houve o pagamento das férias e primeira parcela do 13º salário. Um grupo seguiu nesta quarta-feira (1) para a sede da prefeitura e ocupou o gabinete do prefeito.

Professores em Alenquer entraram em greve e ocuparam a prefeitura — Foto: Sintepp Alenquer/Divulgação

O G1 tenta contato com a Prefeitura de Alenquer.

Notificação à prefeitura

O professor usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre a cobrança de água que a prefeitura fez. Marcelo Vinhote declarou que foi notificado pelo Governo a pagar, no prazo de 10 dias, a taxa de água, no valor de R$ 50. O documento chegou na casa dele, por meio do setor de cobrança. Ele usou o mesmo formato para notificar a Prefeitura.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você