Professor Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação

Professor Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação

O Ministério da Educação vai ser comandado pelo professor e reverendo da Igreja Presbiteriana Milton Ribeiro. O MEC ficou 22 dias sem um titular.

O presidente Jair Bolsonaro apareceu de máscara tomando sol em frente ao Palácio da Alvorada, pouco antes de anunciar o novo ministro da Educação.

Milton Ribeiro tem 62 anos. Segundo o currículo acadêmico da plataforma Lattes, atualizado em abril deste ano, tem graduação em Teologia e Direito. É mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde hoje é vice-presidente do conselho deliberativo, e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

Em maio de 2019, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro integrante da Comissão de Ética da Presidência da República.

Milton Ribeiro será o quarto ministro da Educação em um ano e meio de governo Bolsonaro.

O primeiro, Ricardo Vélez Rodriguez, caiu depois de perder o apoio da ala mais ideológica do governo. Foi ministro por três meses.

Abraham Weintraub recebeu críticas de quase todos os setores educacionais. Mas como tinha forte apoio do grupo ideológico, se segurou no cargo até dizer que, por ele, mandaria prender os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Carlos Alberto Decotelli tinha o respaldo dos militares do governo, mas com as inconsistências descobertas no currículo, não chegou sequer a assumir o cargo.

A nomeação de Milton Ribeiro mostra que o grupo evangélico mais ideológico venceu a queda de braço contra os militares do governo e contra o grupo de parlamentares que defendia um nome com mais alcance político para melhorar o diálogo com os vários setores da educação.

No Congresso, parlamentares ligados à bancada evangélica comemoraram a escolha. Já a oposição disse que o perfil do ministro indica pouca disposição para um diálogo aberto sobre os rumos da educação no país.

Entidades ligadas ao ensino superior e a escolas particulares desejaram êxito ao novo ministro.

A Undime, que representa os secretários municipais de Educação, disse esperar que o novo ministro priorize o diálogo e a transparência, e que haja avanços em questões importantes para a educação brasileira, como a aprovação do novo Fundeb permanente, que terá sua vigência encerrada em dezembro de 2020; a implementação da Base Nacional Comum Curricular; a instituição do Sistema Nacional de Educação; e o cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você