De Boa no Enem 2022

Por g1 RN


Professor Diego Breno lista dicas para quem escolheu a língua espanhola no Enem — Foto: Rute Rodrigues

O De Boa no Enem apresenta orientações importantes para os estudantes que escolheram o espanhol como língua estrangeira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São apenas 5 questões no primeiro dia de provas - 13 de novembro -, mas que fazem muita diferença para a nota final do candidato.

"A primeira coisa que sempre digo aos meus alunos é que, apesar de ser uma língua que possui um vocabulário semelhante ao nosso, o espanhol não é português", conta o professor de língua espanhola Diego Breno.

"Por isso, é importante realmente conhecer o idioma, desde a essencial prática de leitura até mesmo alguns pontos da classe gramatical", completa.

Confira as dicas valiosas do professor:

  1. A primeira dica é a de que o candidato leia atentamente a pergunta seguida das alternativas. Isso dará um norteamento e, ao mesmo instante, tempo para saber do que o texto tratará.
  2. A segunda dica é ter, ao menos, um conhecimento básico de classes gramaticais como os artigos, os tempos verbais, algumas conjunções, sem esquecer dos "héteros" (heterosemánticos - palavras escritas iguais, mas com sentidos diferentes; heterogenéricos - palavras com mesmo significado, mas gêneros diferentes; heterotónicos - palavras com mesmo significado, mas tonicidade silábica diferente).
  3. A terceira dica é praticar leituras através, principalmente, de sites e portais que tragam atualidades e curiosidades, como El País (Espanha), Clarín e La Nación (Argentina), El Tiempo (Colômbia), El Universal (México) e Muy Interesante (Espanha). Além disso, o site da RAE (Real Académica Española) se faz necessário nos estudos e práticas de leitura.
  4. A última dica é a prática das questões anteriores do próprio Enem. Como a Língua Espanhola foi adotada desde 2010 no exame, é importante que o aluno possa praticar com o que o aguarda no próximo dia 13.

Enem 2022

Primeiro dia de provas - 13 de novembro

  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

Segundo dia de provas - 20 de novembro

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

VÍDEOS: Mais assistidos no RN nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!