Ingresso Universitário

Por G1 PI


Ingresso Universitário 2020: professor diz como fazer boa prova de Linguagens no Enem

Ingresso Universitário 2020: professor diz como fazer boa prova de Linguagens no Enem

Nesta segunda-feira (28), o professor Hélcio Aguiar deu dicas valiosas que vão te ajudar a gabaritar a prova de linguagens no Enem 2020. Dessa vez, a dica é sobre as quatro habilidades mais exigidas na prova. Estudar com base nelas vai impedir que você tenha surpresas no dia 17 de janeiro!

Dentro de cada competência é relacionada com um grupo de habilidades. Hoje, o professor Hélcio analisou as habilidades que correspondem a uma das competências fundamentais:

Competência 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas;

Habilidade 21

"Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos"

Dica do professor: “Essa habilidade relaciona o verbal com o não-verbal e espera mudança de comportamento e habito. A palavrinha que deve aparecer no comando da questão ou na alternativa: ‘conscientização’”

Habilidade 22

"Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos"

Dica do Professor: "Aqui, a prova está esperando que você identifique um ponto de vista crítico"

Habilidade 23

"Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados"

Dica do professor: Na minha humilde opinião, é a habilidade mais importante. Aqui, a prova quer saber qual o objetivo do autor e qual seu publico-alvo. Essas palavrinhas mágicas estarão no comando da questão:

Objetivo: Quando você faz uma peça você tem um objetivo para ela, uma finalidade. Essa finalidade pode ser tratada por meio da função da linguagem, provavelmente uma conativa, com verbos no imperativo e centrada no receptor.

Público-alvo: Quando me convidaram para participar do Ingresso Universitário eu perguntei ‘qual é o meu público?’, então sei que são os candidatos ao Enem 2020.

Habilidade 24

"Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras"

Dica do professor: Aqui se analisa o que eu vou utilizar para atingir o meu objetivo. Eu tenho a comoção, a intimidação, a chantagem, mas não esqueçam: nos temos, acima de tudo, o poder persuasivo ou a persuasão.

VÍDEOS: assista o Ingresso Universitário 2020

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!