Ingresso Universitário

Por G1 PI


Professor dá dicas para quem irá responder a prova de inglês do Enem 2020

Professor dá dicas para quem irá responder a prova de inglês do Enem 2020

Nesta segunda-feira (21) o professor Marcos Barros está de volta para mais dicas valiosas, que vão te ajudar a dominar a prova de língua inglesa no Enem 2020. Dessa vez, a dica é sobre as quatro competências exigidas pela prova. Estudar com base nelas vai impedir que você tenha surpresas no dia 17 de janeiro!

Tenha em mente que o objetivo da prova de língua estrangeira no Enem é avaliar se o candidato conhece e sabe como usar a língua estrangeira como ferramenta de acesso a informações, a culturas e a grupos sociais. Então, vamos às habilidades:

  • Habilidade 5: associar vocábulos e expressões em um texto na língua estrangeira ao seu tema;
  • Habilidade 6: utilizar os conhecimentos da língua estrangeira para acessar informações;
  • Habilidade 7: relacionar um texto em língua estrangeira com sua função social;
  • Habilidade 8: observar a importância da produção cultural em língua estrangeira como representação de diversidade cultural e linguística;

Habilidade 5

Dica do professor Marcos: atenção para expressões idiomáticas, como "piece of cake" (algo muito fácil) — Foto: Reprodução/RPC

Segundo o professor Marcos Barros, a habilidade cinco vai trabalhar a importância do vocábulo, da expressão idiomática para a questão.

Dica do professor: “Atentem-se para as expressões idiomáticas (idioms) aos verbos frasais (phrasal verbs), e à expressões culturais da língua inglesa”. Conhecer bem essas expressões pode te fazer ganhar tempo durante a compreensão dos textos.

Idioms: Aquelas expressões cristalizadas e que se forem traduzidas ao pé da letra, perdem seu sentido. Exemplo: “A piece of cake” (muito fácil); “its up to you” (você quem sabe);

Phrasal verbs: são expressões formadas por um verbo e uma partícula que, juntos, constroem um sentido. Exemplo: “get way” (escapar); “give up” (desistir);

Habilidade 6

A habilidade 6 trata da capacidade do candidato de retirar informações do texto proposto pela questão e utilizar essas informações para ampliar seu entendimento sobre o tema discutido. É a avaliação de sua capacidade de ler o texto e compreender o que foi lido.

Dica do professor: “Eu costumo chamar essa dica de cara-crachá: cada texto vai ter um trecho, no qual esse trecho vai ser retirado explicitamente para o gabarito correto da alternativa. Então se, por exemplo, a alternativa C traz um trecho de dentro do texto, gabarito correto!”

Habilidade 7

Dica do professor Marcos: verifique qual a intenção do texto! É informar? Denunciar? Alertar? — Foto: Josep Lago/AFP

A habilidade sete avalia se o candidato consegue perceber qual a função social daquele texto que está na questão. Então, é essencial que o aluno leia com atenção e busque identificar qual a intenção daquele texto.

Dica do professor: “Você vai se deparar com alternativas todas no infinitivo, no qual você vai se perguntar: ‘qual a função desse texto? É informar (to inform)? É discutir (to discuss)? É denunciar (to denounce)?”

Habilidade 8

Paul McCartney canta em show em SP — Foto: Fábio Tito/G1

A oitava habilidade observada pelo Enem avalia o repertório de vocabulário e os conhecimentos sobre a diversidade cultural e linguística da língua estrangeira e de seus falantes.

Dica do professor: “É a ‘queridinha’, onde nós teremos canções e poemas. Então, fiquem de olho no vocabulário!”

VÍDEOS: assista o Ingresso Universitário 2020

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!