Por g1 Caruaru


Enem 2021 — Foto: Igor do Vale/g1

O professor e especialista em educação Alexandre Costa fez uma avaliação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 nesta segunda-feira (29) durante entrevista ao Panorama CBN.

O professor analisou as questões aplicadas nas diversas matérias incluídas nas provas, as mudanças presentes em comparação com as últimas edições e os questionamentos sobre o tema da redação. Ele ainda ressaltou que "a pandemia foi terrível para a educação brasileira".

"Não que nossa educação estivesse em padrões aceitáveis. Não está. Mesmo antes da pandemia, isso já era grave. Essa desigualdade é estabelecida do ponto de vista geográfico, se você compara regiões mais ricas do país com as regiões mais pobres", justificou.

O especialista também pontuou que os alunos da rede privada têm melhor desempenho do que os da rede pública. "A marca da educação brasileira é a desigualdade. [...] Quando você vai para comparações externas, é assustador. É muito mais grave do que se imagina", destacou.

"A pandemia não criou os problemas, ela fez com que se agravassem. O nível de agravamento é muito maior. [...] É preciso no Brasil hoje fazer um pacto pela recomposição do aprendizado. Se não, vamos ter uma geração marcada por essa tragédia que foi o efeito da pandemia na educação brasileira", finalizou Alexandre Costa.

Vídeos de Caruaru e Região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!