Por Sofia Mayer, g1 SC


Professor foi levado de helicóptero até um hospital da região — Foto: Sarasu/ Divulgação

O professor esfaqueado nas costas por um aluno de 15 anos em uma escola estadual de Imaruí, no Sul de Santa Catarina, será indenizado em R$ 15 mil pelo governo de Santa Catarina, por danos morais. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O g1 SC procurou a Secretaria de Estado da Educação (SED), que informou que não recebeu oficialmente a decisão até as 17h desta quinta-feira (22).

O caso aconteceu em dezembro de 2022, quando o estudante soube que seria reprovado em Educação Física após entrega do boletim escolar. A vítima ficou com o objeto cravado nas costas após ser surpreendida pelo golpe.

O professor precisou passar por uma cirurgia para retirar a faca e fico "incapacitado fisicamente por 15 dias", segundo o TJSC. Também precisou de acompanhamento psicológico e de psiquiatra.

Segundo a Justiça, a vítima apresentou à SED documentos com pedidos feitos dias antes do crime de "medidas de proteção, segurança e equipe multiprofissional".

Ele relatou ter havido uma situação de agressão e ameaça de aluno contra um professor durante uma atividade em sala de aula. A decisão destaca que a direção só solicitou vigilância para a escola após ter sido atingido.

Decisão

A decisão pontuou que o fato não era imprevisível, já que os casos de violência na escola estavam sendo recorrentes, e eram inclusive relatados pela diretora, que buscava auxílio do governo para fornecer segurança à escola.

"Caso tivesse agido em tempo hábil, de modo a prestar segurança adequada à escola, a ação que provocou os danos ao professor poderia ter sido evitada", destaca a decisão.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no g1 SC

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!