INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por G1 PI


Professor ensina cronograma de estudos para o Enem. — Foto: Lucas Marreiros/G1 PI

Planejar os estudos é a estratégia principal para quem quer se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o professor Neto Ceará. O educador recomenda que quem vai fazer a prova crie um cronograma de estudos e dá dicas, como limitar horas de estudo e disciplinas difíceis em cada dia.

O educador indica que o estudante deve seguir um limite de horas de estudo. "A preferência é que seja uma disciplina a cada hora, com um intervalo de dez a quinze minutos. Totalizando no máximo quatro a cinco horas por dia, não adianta querer mais do que isso porque não aprende", afirmou.

“O ideal é que o estudante não estude mais do que duas disciplinas que ele considera difíceis no mesmo dia. Matemática, física e química, por exemplo, que são as que costumam considerar mais difíceis. O ideal é escolher apenas duas por dia", explicou Neto Ceará.

Professor Neto Ceará dá dicas de como estudar para o Enem. — Foto: Lorena Linhares/G1

Além disso, o professor orienta que os estudantes alternem as disciplinas de exatas, humanas e linguagens. "Mesclar as disciplinas também é importante. Colocar as difíceis entre outras que o estudante considera mais fáceis", disse.

Neto Ceará ressalta que os estudantes devem se empenhar mais em disciplinas em que têm menos afinidade. “Tem que organizar o cronograma conforme as habilidades. Se gosta de matemática e de física, mas não gosta de química, tem que estudar menos as matérias que gosta e mais as que não gosta", aconselhou.

Outras dicas:

  • Revisar o conteúdo da aula do dia;
  • Resolver exercícios;
  • Participar de simulados.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1