Por Pedro Alves, g1 PE


Escola Estadual Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View

Um professor é investigado pela Polícia Civil, no Recife, por suspeita de assediar três alunas adolescentes, na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste da capital. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, um homem de 66 anos, que não teve o nome divulgado, teria praticado o crime dentro da escola.

Segundo testemunhas, o professor é temporário e está na escola desde o dia 10 deste mês. Os abusos aconteceram durante as duas semanas em que ele lecionou na escola, que fica na comunidade Roda de Fogo. Ele é investigado por importunação sexual e outros crimes, que não foram divulgados.

Testemunhas contaram, ainda, que o professor passava pelas alunas "roçando" nelas nos corredores e nas salas de aula, e trabalhava com o zíper da calça aberto. Uma das vítimas teria afirmado à mãe que o suspeito ficou na porta da sala para que, ao ir no banheiro, ela fosse obrigada a passar próximo a ele. A Polícia Civil não informou se recebeu tais relatos.

As alunas contaram às mães e, com isso, as responsáveis foram à direção, e depois ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife. A denúncia foi feita na terça-feira (22) e confirmada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Civil.

LEIA TAMBÉM:

Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco informou que está acompanhando o caso, e que, antes de ir à delegacia, o Conselho Tutelar foi acionado pela gestão escolar.

"O professor envolvido foi afastado da escola e, após a conclusão da investigação, poderá ter o contrato cancelado. Outro professor será enviado para dar continuidade ao calendário letivo da disciplina", afirmou a SEE.

A secretaria também disse que "repudia qualquer tipo de atitude que configure crime, e que preza pelo bem-estar da comunidade escolar dentro das instituições de ensino. Além disso, a Escola Estadual Pintor Lauro Villares promove ações e projetos de prevenção de conflitos, enfrentamento à violência, bom relacionamento, respeito e paz".

Testemunhas que não se identificaram disseram que a direção da escola teria feito uma reunião com as adolescentes, sem a presença dos responsáveis.

Nas redes sociais, circula uma mensagem em que a gestão teria dito que não tentou "abafar" o caso e que ouviu as adolescentes sem as mães por causa de incompatibilidade de horários, além de apontar que não conhecia o professor previamente.

"Se só tomei conhecimento ontem [segunda] foi porque ninguém me procurou antes. Se as alunas nos procuraram, é porque têm confiança em nosso trabalho. Estou nesse momento na delegacia como testemunha para fazer meu papel", afirma a pessoa responsável pela gestão, segundo a mensagem.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!