Rio Bairros

Professor disponibiliza on-line aulas de português gratuitas

Vídeos em canal no YouTube ajudam alunos a se prepararem para o exame
O professor de língua portuguesa Sérgio Monteiro toca o projeto Missão Enem
Foto: Acervo Pessoal
O professor de língua portuguesa Sérgio Monteiro toca o projeto Missão Enem Foto: Acervo Pessoal

RIO — Desde março sem ter aulas, muitos alunos de ensino médio estão se adaptando a novas rotinas de estudo, enquanto cresce a preocupação com as provas do Enem, marcadas para janeiro de 2021. Pensando nesses estudantes, o professor de língua portuguesa Sérgio Monteiro tem produzido e disponibilizado gratuitamente uma série de vídeos sobre os principais temas em português e literatura abordados no exame.

Dedicado ao magistério há cerca de 25 anos, Monteiro, que mora na Tijuca, tem há dois anos no YouTube o Canal Do Monteiro. Com a chegada da pandemia e a suspensão das aulas presenciais em escolas por todo o país, afetando principalmente alunos da rede pública, ele conta que decidiu aproveitar a plataforma para criar um conjunto de aulas chamado Missão Enem, com linguagem direta e dinâmica, para esclarecer especificidades do exame, como questões de interpretação e compreensão de texto e formulação de enunciados.

Leia: Pré-Vestibular Social adapta conteúdo para quem não tem computador e o libera a não matriculados

— Hoje, com tantos recursos, é cada vez mais importante para os professores produzirem um material de qualidade que possa chegar àquele aluno que está com dificuldades. Meu canal fica disponível para quem quiser estudar ou aprender algo novo — diz Monteiro. — Desta forma, posso atender também, por exemplo, alunos de outros estados e regiões. Quanto mais pessoas eu puder ajudar, melhor.

Além das aulas, que são publicadas duas vezes por semana, o professor faz transmissões ao vivo, uma vez por mês, para conversar com os alunos e tirar dúvidas. Também são realizadas, a cada 15 dias, entrevistas com professores especializados em redação, que dão dicas para uma “redação nota 1000”.

*Estagiária, sob a supervisão de Milton Calmon Filho

SIGA O GLOBO-BAIRROS NO TWITTER ( OGlobo_Bairros )