Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por Diogo Almeida, TV Cabo Branco


Assista ao próximo
Assista também
Título: Deu branco? Especialista dá 'dicas' sobre 'chutar' no Enem
Subtítulo: JPB1
00:00/02:18

Deu branco? Especialista dá dicas sobre como 'chutar' no Enem

Os alunos se preparam o ano todo para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de entrar no ensino superior. Porém, por causa do nervosismo, acabam esquecendo alguns detalhes sobre assuntos que passaram meses estudando. É o que eles chamam de “dar o branco”. Nesses momentos, é comum que os estudantes marquem uma resposta que não têm certeza se é a correta, só para terminar a prova em tempo hábil. Pensando neste contexto, o quadro ‘Lá Vem o Enem’ conversou com Plácido Borba, que é professor de matemática, para saber qual a possibilidade de um aluno acertar uma questão ‘chutando’.

LEIA TAMBÉM:

Professor de matemática fala sobre 'chute' na hora de fazer Enem; 'Não deixe questões em branco' — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

De acordo com o professor, a possibilidade de acerto, em caso de "chutes", é de 20%. Plácido informou que uma boa forma de responder às questões que "dão o branco" é usando o método de eliminação, que consiste em desconsiderar as respostas que não fazem sentido, ou que não estão dentro do contexto da pergunta.

Por exemplo, se o aluno tem 5 alternativas (A, B, C, D e E), antes de achar a resposta certa, ele vai ver, dentre as opções, quais são as que estão erradas. A eliminação de respostas erradas pode aumentar a possibilidade de acerto na hora do chute para 25%. Se eliminar duas alternativas, as chances sobem para 33%.

"Não deixe questões em branco, porque isso baixa muito a nota da prova. Se for chutar, chute as questões difíceis, pois as fáceis é obrigação do aluno acertar. No momento em que você acerta uma questão difícil e erra uma fácil, a sua questão difícil está valendo bem menos", disse o professor.

O professor ressalta que 'chutar' uma questão deve ser a última opção do aluno e que, por mais que "dê o branco", no momento de responder alguma questão, é importante reler as perguntas e alternativas com mais atenção.

VÍDEOS: tudo sobre o Lá Vem o Enem 2021

Veja também

Mais do G1