Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora


Professor Manuel Palácios foi convidado pelo ministro da Educação e assume a presidência do Inep — Foto: Stefânia Sangi/UFJF

O professor Manuel Palácios da Cunha e Melo foi nomeado na tarde desta sexta-feira (6) para ser o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele faz parte do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A nomeação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Palácios já foi diretor na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) no primeiro governo Lula (2004) entre 2006 e 2007. Ele também foi secretário de Educação Básica entre 2015 e 2016 durante a presidência de Dilma Rousseff.

No governo Dilma, Palácios teve importante papel na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, em 2018, recebeu condecoração da Ordem Nacional do Mérito Educativo pela contribuição.

Currículo

Manuel Palácios da Cunha e Melo é Engenheiro de Telecomunicações e se aproximou das Ciências Sociais durante o mestrado e doutorado.

Ele desenvolveu e orientou diversas pesquisas sobre avaliação da educação, incluindo a de Izolda Cela, governadora eleita do Ceará, e atual secretária-executiva do MEC.

Palácios é professor titular do Departamento de Educação da UFJF desde 1991.

Na UFJF, ele é fundador e coordenador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed/UFJF), que desenvolve projetos, sistemas de avaliação, plataformas e a aplicação de provas em municípios, estados e para o governo federal.

Inep

O Inep é responsável pelos diversos sistemas de avaliação da educação do país, entre eles, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os censos da educação superior e da educação básica e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata
📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!