Professor cria podcast de geografia com conteúdo da BNCC e atualidades - PORVIR
Crédito: Magda Ehlers/ Pexels

Diário de Inovações

Professor cria podcast de geografia com conteúdo da BNCC e atualidades

Com episódios semanais, o programa traz conteúdos da disciplina, atualidades, entrevistas e dicas para lidar com desafios da pandemia

por Jessé Geminiano Júnior ilustração relógio 3 de março de 2021

Sou professor de geografia e da disciplina Colabore e Inove da Rede Estadual da Paraíba. Durante a pandemia, tivemos que nos reinventar e bolar estratégias metodológicas para engajar os alunos e tornar a aula mais atrativa. Pensando nessa realidade, tive a ideia de começar a produzir podcasts.

Mesmo quando estávamos presencialmente, eu já costumava trabalhar com recursos diferenciados, incluindo aplicativos e ferramentas digitais como o Google Earth. Com a chegada da pandemia, passei a buscar novos conhecimentos, editar vídeos e compartilhar conteúdos em grupos do WhatsApp com os alunos.

Em uma conversa com uma colega de profissão, a professora Rosa Maria, comecei a pensar sobre o uso do podcast como uma ferramenta pedagógica. Ela tinha feito uma experiência com a sua turma e compartilhou comigo. Achei o resultado interessante e comecei a pesquisar mais sobre o processo de produção.

Vi alguns tutoriais no YouTube sobre gravação de podcasts e baixei o aplicativo Anchor. Com essa ferramenta no celular e com o auxílio do meu notebook, comecei a produzir alguns episódios. Para a gravação, optava sempre pelo período da noite, quando era possível diminuir a interferências de ruídos, carros passando na rua, cachorros latindo, entre outros barulhos.

Geralmente são produzidos dois podcasts por semana. Os conteúdos variam entre os temas das aulas de geografia e assuntos que estão presentes na vida dos alunos. Falamos sobre globalização, sustentabilidade e outros conteúdos que estão previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas também tratamos de questões como saúde emocional na pandemia, dicas domésticas para economizar, como gerenciar compras online, entre outras temáticas.

Assuntos de atualidades também estão presentes no podcast. Ano passado, por exemplo, gravei um episódio sobre a eleição nos Estados Unidos, explicando um pouco para eles sobre como funciona o processo eleitoral lá, que é complexo, e quem são os Democratas e os Republicanos.

Após gravar o podcast, sempre envio o link da gravação nos grupos de WhatsApp dos alunos e também publico nas minhas redes sociais. Com isso, os estudantes se sentem instigados a ouvir os podcasts. Eles gostam de inovação.

Posso dizer que o resultado final é satisfatório. Alguns ouvem e dão um retorno positivo, outros ouvem e ficam caladinhos, mas eu consigo ver pelas estatísticas de acesso que eles estão acompanhando.

Os episódios do podcast estão disponíveis no Spotify. Abaixo, você pode acompanhar o episódio sobre geopolítica dos recursos naturais. Aperte o play!


Jessé Geminiano Júnior

Professor de Geografia e da Disciplina Colabore e Inove da Rede Estadual da Paraíba, que trabalha inovação e empreendedorismo social com estudantes do ensino médio. Ele é graduado pela Universidade Estadual da Paraíba( UEPB) e pós-graduando em Ensino de Geografia ( Instituto PROMINAS). Tem experiências com metodologias ativas e práticas que estimulam o engajamento durante as aulas remotas.

TAGS

coronavírus, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x