Por G1 Santarém — PA


As aulas do Pro Paz Enem são gratuitas. Inscrições são feitas online — Foto: Reprodução/Agência Pará

O Pro paz Enem promove nos dias 25 e 26 de fevereiro, em Santarém, oeste do Pará, aulões gratuitos para reforçar conteúdos e repassar dicas às pessoas que pretendem realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 04 e 11 de novembro.

O horário dos aulões para os dois dias será de 8h às 13h. No sábado (25), o aulão ocorrerá na Escola Tecnológica de Santarém, localizada na Av. Eng Fernando Guilhon, esquina com a Rodovia Drº Everaldo Martins, e no domingo (26), será no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizada na Av. Plácido de Castro, n°1399.

O Enem é uma possibilidade de ingressar em uma faculdade sem precisar prestar vestibular e requisito para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni), que são formas de financiamento, de ganhar bolsas ou conseguir vagas em instituições públicas de ensino.

Para o bom desempenho, muitas pessoas fazem maratona e começam se preparar para a prova antecipadamente. O Pro Paz Enem objetiva ajudar na preparação dos estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova. São feitos aulões em diversos municípios do Pará.

A coordenadora do Pro Paz Enem, em Santarém, Tatiana Melo, sugere que as pessoas tenham uma rotina de estudo e se dediquem um pouco mais às disciplinas que têm dificuldade. Ela explicou como será feita a programação em Santarém.

“Até a prova do Enem, ainda teremos mais dois aulões no município. Neste sábado e domingo estaremos indo com uma equipe diferente nos dois aulões, os professores irão fazer uma revisão dos principais temas abordados na matriz do Enem", disse.

O coordenador do Pro Paz Enem, Raimundo Rodrigues, disse que a preparação para o exame começou antes este ano para incentivar os alunos a estudarem mais e para complementar o ensino das escolas.

“Começamos as aulas mais cedo com o objetivo de percorrer mais municípios justamente porque sabemos que a cada ano o exame está mais competitivo e entra na universidade aquele que está mais bem preparado”, destacou.

Além de abordar o conteúdo do Enem, o aulão ajudará a pensar em como se organizar para os estudos e dará dicas motivacionais.

O coordenador pedagógico do projeto, professor Anderson Costa, ressalta que é preciso dedicação e planejamento de estudo para obter bons resultados na prova. “O aluno que se prepara para uma prova como essa sabe que é importante ter um planejamento de estudo e não deixar para se preparar em cima da prova”, explica.

As inscrições são feitas pelo site da Fundação Pro Paz. Quem se inscrever, poderá fazer download de apostilas do conteúdo programático.

O Pro Paz Enem é realizado pela Fundação Pro Paz e pela Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria Extraordinária de Politicas Públicas de Integração (Seeips) e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa).

A agenda deste ano segue até as vésperas da prova, com aulões simultâneos nos finais de semanas, em municípios paraenses.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1