Por Liniker Ribeiro e Mariana Cintra, g1 MS e TV Morena


Candidatos em um dos locais de aplicação das provas do Enem 2021, em Campo Grande — Foto: Mariana Cintra

Entre os novatos e candidatos que tentam uma oportunidade de ingressar no ensino superior há anos, a opinião é quase unanime: o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo (21), foi “difícil” e repleto de “surpresas” com o tema da redação.

Aos 15 anos, a adolescente Gabriela Félix sonha em cursar medicina logo depois de concluir o Ensino Médio. Para isso, ela vem se antecipando e participando do Enem desde o ano passado. Para ela, o tema “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", foi mais difícil do que o escolhido na edição anterior.

“Achei a prova difícil e o tema da redação estava mais complicado do que ano passado. Deu um pouco de trabalho, mas consegui desenvolver bem”, revelou.

Jamile Leite, de 18 anos, ressalta que as questões e a redação exigiram ainda mais dos candidatos, este ano. “Sobre a redalçao, foi difícil pensar sobre o que escrever, mas saiu alguma coisa. O tema foi meio complicadinho”.

Candidato a uma vaga para o curso de letras, Mateus Modelo, de 18 anos, enfrentou o primeiro dia de provas pela terceira vez e, mesmo surpreso com o assunto desenvolvido em texto, garante ter concluído a prova confiante.

“O tema da redação eu não estava esperando, mas achei interessante, me surpreendeu. Sobre as disciplinas, foi o que eu já estava esperando, achei as questões tranquilas até”, revela o jovem que diz ter se dedicado a refazer provas de anos anteriores, nos últimos meses.

Inscritos

Em Mato Grosso do Sul, o número de inscritos na edição 2021 do Enem foi de 38.343. Este domingo (21) é o primeiro dia de provas para as versões impressa e digital. No país são 3,1 milhões de participantes.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!