Por Colégio Contato

A educação brasileira tem enfrentado desafios nos últimos anos, e a crença de que o conhecimento é a base de uma sociedade desenvolvida, tanto social como economicamente, motivou a criação de um empreendimento inovador que veio para revolucionar a educação em Alagoas.

Segundo o Todos pela Educação, em 2019, apenas 4,9% dos estudantes do Ensino Médio em Alagoas alcançaram um nível adequado de aprendizado em Matemática (a média nacional foi de 10,3%). Em relação à Língua Portuguesa, o percentual foi de 26,5% (enquanto a média nacional foi de 37,1%). Em 2021, apenas 54,4% dos alagoanos de 19 anos haviam concluído o Ensino Médio, um aumento de 20 pontos percentuais em relação a 2012, mas ainda inferior à média nacional.

O pré-vestibular Contato surgiu da necessidade que os sócios da escola sentiram em elevar a qualidade da educação em Alagoas. Muitos alunos vindos de outras regiões ocupavam as vagas nas universidades do estado, o que inspirou a criação de um programa de revisão para melhor preparar os estudantes e aumentar suas chances de conquistar vagas nas universidades locais.

Colégio Contato, 30 anos de grandes histórias — Foto: Divulgação

Em outubro de 1993, a primeira semente foi plantada. Os aulões, que são revisões intensivas para o vestibular, foram realizados em hotéis de Maceió. Pouco depois, o Colégio Contato surgiu em uma estrutura provisória com apenas quatro salas, preenchendo uma lacuna ao oferecer um ensino diferenciado, focado em resultados e meritocracia.

Há 30 anos, o pré-vestibular Contato tem sido a escolha de alunos que almejam a aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, como a história de Ana Raquel Pedrosa, que foi aprovada em Medicina na Uncisal em 1998. Ela compartilha: "Além da preparação para o vestibular, o pré-vestibular me ajudou no crescimento pessoal. Era uma escola nova, com uma abordagem diferente das outras que existiam no mercado naquela época. Oferecia um foco maior no vestibular e tratava isso com a seriedade e competitividade necessárias. Além disso, o conteúdo era atualizado e de alto nível, despertando nos jovens o desejo de vencer e a confiança de que poderíamos alcançar nossos objetivos."

Segundo o diretor Ernesto Stadtler, a chegada do pré-vestibular Contato em Alagoas foi de grande importância, trazendo não apenas mudanças no conteúdo e professores, mas também introduzindo salas com recursos como anfiteatros e quadros parabólicos, o que ajudou os alunos a ter uma experiência de aprendizado mais eficaz.

Com o passar do tempo, em alguns anos, mais da metade das vagas nos vestibulares de Medicina eram conquistadas por alunos do Contato (quando o vestibular era administrado pela Copeve). A escola sempre teve o primeiro lugar na UFAL e na Uncisal, e a maioria das vagas era preenchida por seus alunos. Esses resultados abrangiam cursos de diversas áreas e continuam até hoje, com a chegada do Enem.

Previsão

Colégio Contato, 30 anos de grandes histórias — Foto: Divulgação

O Previsão Contato, que já consolidou seu nome na preparação para o ENEM, está com matrículas abertas para as aulas que começam em 16 de outubro. Serão quatro semanas de aulas, simulados e laboratórios de redação. As aulas acontecem presencialmente no período matutino, e durante as tardes, o Previsão oferece aulas extras e o Projeto “Redação Nota 1000”.

A intensa programação de preparação segue até a véspera das provas do Enem, que serão realizadas em todo o Brasil nos dias 05 e 12 de novembro de 2023. O Previsão Contato 2023 encerra nos sábados dias 04 e 11 de novembro com o Plug-se, um aulão de revisão descontraído com resolução de questões antes das provas.

As matrículas podem ser feitas na Unidade do Farol, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para obter mais informações, ligue para 3021-7622.

Colégio Contato

Mais lidas

Mais do G1

Parceria com a Universidade de Oxford e abordagem inovadora transformam o aprendizado de inglês, preparando alunos para um Mundo Globalizado

Living English: Um novo paradigma no ensino de língua Inglesa em Maceió

Uma história de resiliência, crescimento e compromisso com a educação de qualidade, moldando o futuro da juventude de Alagoas

Colégio Contato Maceió: 30 anos de educação transformadora e inspiradora

Estudantes abraçam ações sociais e demonstram empatia, ensinando valores de compaixão e responsabilidade social

Jogos Internos do Colégio Contato: Além das quadras, a Solidariedade se destaca

Descubra como este programa inovador está transformando a educação em Alagoas e preparando os alunos para o Enem

Previsão Contato 2023: o caminho para o sucesso no Enem
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!