Ciência
PUBLICIDADE

Por O Globo


doctor and patient listen pulse FreePik — Foto:
doctor and patient listen pulse FreePik — Foto:

RIO — O diagnóstico de hipertensão arterial — quando a pressão sanguínea é acima do recomendado — é grave e apresenta uma série de riscos quando não é controlado, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. No entanto, um estudo recém-publicado na revista científica JAMA Network Open chama a atenção para um outro problema que jovens com a condição podem enfrentar durante a meia-idade: a piora na saúde do cérebro e o consequente surgimento de doenças neurológicas.

Medicamento para pressão alta recolhido: O que os especialistas recomendam para quem fazia uso do Losartana

O aumento na pressão arterial é considerado um problema de saúde comum, acometendo quase metade da população dos Estados Unidos de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país. No Brasil, o número é menor, mas não deixa de representar uma realidade preocupante. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros vivem com hipertensão.

Apesar de estudos mostrarem que o coração é o órgão mais afetado pelo descontrole da pressão do sangue, pesquisadores do Laboratório de Epidemiologia e Ciências da População, do Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos, descobriram uma associação perigosa entre o diagnóstico em jovens e a saúde do cérebro.

Reduz risco de câncer e até de morte: Confira os novos benefícios do café estudados pela ciência

O novo trabalho analisou dados de 853 pessoas durante 30 anos, desde a idade adulta jovem (por volta dos 25 anos) até a meia-idade. Os pesquisadores concluíram que aqueles que tiveram um diagnóstico de hipertensão ainda na juventude apresentaram menor fluxo sanguíneo no cérebro e mais alterações com impacto negativo para a saúde do órgão à medida que envelheciam.

O mesmo foi observado em participantes que não eram acometidos pela pressão arterial elevada no início da juventude, mas tiveram um aumento gradual e constante durante a vida.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, isso acontece porque, quando a pressão arterial do sangue é elevada, o cérebro e as estruturas em volta desenvolvem barreiras para reduzir o impacto que pode ser agressivo para as paredes dos vasos sanguíneos. Um desses mecanismos é tornar as veias e artérias mais rígidas, o que eventualmente dificulta a oxigenação do órgão pelo sangue.

No trabalho, uma trajetória entre o início da idade adulta e a meia idade acompanhada de um diagnóstico não controlado de hipertensão teve de fato como consequência um menor fluxo sanguíneo na região do cérebro, além da redução de áreas do órgão, como a massa cinzenta e a massa branca, o que favorece o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Os pesquisadores destacaram que o quadro teve uma melhora com medidas de controle da pressão arterial e dos demais problemas cardiovasculares, como o uso de medicamentos com esse propósito. Eles também concluíram que a prevenção de um diagnóstico de hipertensão arterial durante a vida, com práticas como atividades físicas regulares, pode ser uma “estratégia promissora para a prevenção de demência”.

Mais recente Próxima
Mais do Globo
O Fundo Verde está penando em 2024

Mais recente canção cita pessoa que não pode passar o Natal e outras datas comemorativas com a amada

'Castigo por ser amante': última música de Belo, lançada antes de separação de Gracyanne Barbosa, cita traição; veja outras

A mudança ocorreu em acordo com seu marido, Mico Freitas, natural de Angola, que viveu no Brasil por 20 anos para ficar com Kelly Key

Em Angola há três anos, Kelly Key compartilha detalhes de sua casa; veja fotos

O botulismo é uma doença grave e rara, causada pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), que paralisa o corpo

Botulismo: entenda a doença que deixou brasileira paralisada nos EUA

O 33º Festival Curta Cinema será realizado no Estação Net Botafogo

Julia Lemmertz interpreta mãe de jovem violentada em curta-metragem

Horário foi escolhido para evitar confrontos; área sofre influência do crime organizado

De madrugada, prefeitura faz operação no calçadão de Madureira e apreende barracas e geladeiras com comida estragada;veja vídeo

Decisão do torneio será dia 14 de julho

Ingressos para final da Copa América serão vendidos a partir de 1º de maio

Se por um lado retaliação israelense demonstrou, na avaliação de analistas, que há disposição para diminuir escalada do conflito, ação foi alvo de piada na internet

Irã x Israel: Piadas nas redes sociais espelham reação iraniana de minimizar ataque israelense; veja tuítes

Jogador apagou interações pouco tempo depois; atleta não gostou de ter sido substituído na última partida do time, pela Premier League

Ten Hag diz que Garnacho se desculpou por curtir posts criticando o treinador: 'seguimos em frente'

Niterói é a primeira cidade do país a ter uma secretaria municipal do clima

Axel Grael é eleito vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos