Por G1


Elmer Coelho Vicenzi fala em Comissão da Educação da Câmara nesta terça-feira (14). — Foto: Reprodução/TV Câmara

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, garantiu nesta terça-feira (14) que nenhum item foi retirado do Banco Nacional de Itens, a base de questões que é usada para compor o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"[Quero] Deixar os estudantes muito tranquilos: nenhum item foi retirado da base", disse Vicenzi, presidente do Inep. "Quando entra [na base], o item passa a ser um bem público", garantiu.

Ele afirmou que não houve cortes de temas nem de grupos minoritários. "O MEC assinou um termo de ajuste de conduta para incluir estes temas. Eles serão observados", disse.

Em março, o Inep havia publicado uma portaria que faria uma 'leitura transversal' para "verificar a sua pertinência com a realidade social". A falta de clareza nos critérios gerou insegurança nos estudantes, de acordo com a deputada professora Rosa Neide (PT-MT).

A medida veio após Bolsonaro criticar uma das questões do exame de 2018 e dizer que tomaria conhecimento do conteúdo antes da prova.

Vicenzi também garantiu que a prova do Enem segue sendo segura e falou que uma nova gráfica está prestes a ser contratada para a impressão do exame. Em abril, a RR Donnelley, que faria as provas do Enem 2019, decretou falência.

"Só falta o parecer da Advocacia-Geral da União", falou.

O novo presidente do Inep é delegado da Polícia Federal e, desde novembro, atuava como na Corregedoria-Geral da PF. Ele também já chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos na Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, e foi diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você