publicado dia 23/05/2017

Prêmio Respostas Para o Amanhã contemplará projetos de alunos que impactam a comunidade

05/12/2017

Iniciativa da Samsung, o Prêmio Respostas Para o Amanhã contemplará projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio da rede pública que tragam propostas de melhorias para o entorno de sua escola. As inscrições podem ser feitas até 14 de agosto pelo site.

Leia + “Os espaços educativos precisam ter intencionalidade sustentável”

A proposta abarca o conceito de educação integral e territórios educativos,  uma vez que busca reconhecer e estimular o uso de conceitos teóricos, como das áreas das Ciências e da Matemática, para projetos concretos conectados com a realidade dos jovens e que contribuam para a sustentabilidade regional.

Edições anteriores

Nas três edições anteriores, realizadas entre 2014 e 2016, mais de 67 mil alunos da América Latina, orientados por cerca de 7.100 professores, inscreveram mais de 5.900 projetos. Países como Brasil, Argentina, Chile, México, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana já promoveram o programa para seus alunos.

Na edição de 2016, só no Brasil, foram mais de 2.100 inscrições realizadas, envolvendo cerca de 37 mil alunos, sob a orientação de aproximadamente 2.600 professores de todas as regiões do País.

Uma das vencedoras do ano passado, a ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros, situada em Iguape (SP), criou um projeto que visa gerar renda para a comunidade indígena da aldeia Itapuã-Tupi Guarany, localizada no Vale do Ribeira, a partir do cultivo e da comercialização de palmitos.

A proposta foi apreciada por repensar um meio de subsistência dos índios, além de preservar as áreas desmatadas da aldeia.

Premiação

A comissão julgadora, constituída por especialistas em educação, selecionará os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung – um para o professor e outro para o diretor – e tablets para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalha.

Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição. Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. Os vencedores serão anunciados em 5 de dezembro.

O quê

Prêmio Respostas Para o Amanhã

Quando

05/12/2017

Inscrições

15/05/2017 - 14/08/2017

Mais informações

https://respostasparaoamanha.com.br/

Comunidades de aprendizagem e o diálogo com o território

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.