Por José Câmara, g1 MS


Professores comemoraram sanção da lei. — Foto: PMCG/Reprodução

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), sancionou a lei que reajusta o salário dos professores municipais ao valor do piso nacional do magistério por 20 horas. A sanção foi anunciada nesta quarta-feira (4).

Para respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o reajuste foi fatiado. Com a aprovação, serão repassados aos professores ainda em 2023 14,95% não cumulativo, referente ao reajuste do piso nacional deste ano, sendo 5% em outubro, 5% em janeiro de 2024 e 4,95% em maio de 2024.

Já em setembro de 2024, a reposição de 30% do reajuste anual do piso nacional para 2024 será incorporada. No mesmo ano, em dezembro vai ter a reposição de 70% do reajuste anual do piso nacional para o ano que vem.

“Isso é trabalho feito com seriedade, compromisso, respeito aos profissionais da educação. O piso estava em 52% e com o pagamento que será efetuado no próximo mês, vamos elevar para 70% do piso nacional. Não é para a próxima gestão é para este tempo e para este ano”, comentou a prefeita Adriane Lopes.

A sanção da lei do reajuste vem após intensa luta da categoria dos professores. O fim do ano passado foi marcado por greves na rede municipal de ensino. Representantes veem as reposições como vitória da categoria.

“É uma lei que vem garantir a valorização do magistério em Campo Grande e hoje queremos registrar a preocupação da Câmara Municipal, do executivo, da prefeita e sua equipe, que junto ao sindicato, por meio do diálogo, garante avanços para toda a categoria”, declara o presidente do Sindicato de professores municipais de Campo Grande (ACP), professor Gilvano Bronzoni.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!