Por G1 Triângulo e Alto Paranaíba


Professores de Uberaba terão a integralização do salário mensal — Foto: Reprodução

A Prefeitura de Uberaba publicou, no Porta-Voz de quarta-feira (25), o decreto sobre o novo cálculo de vencimento do professor de Educação Básica mensalista, que recebe à base de hora-aula.

Segundo o Município, atualmente o Repouso Semanal Remunerado (RSR) é pago destacado no holerite, entretanto, faz parte do salário do professor; por isso, além de ser considerado no cálculo do vencimento, também deve ser base de cálculo das vantagens e gratificações e, ainda, dos proventos de aposentadoria.

Agora, os professores terão a integralização do salário mensal, ou seja, a soma da jornada efetivamente trabalhada acrescida de 1/6 referente ao repouso semanal remunerado, totalizando a jornada mensal, com salário correspondente aos 30 dias do mês.

A Prefeitura ressaltou que a integralização vai gerar mais segurança aos professores nos meses de recesso, férias, afastamentos e, principalmente, vai assegurar os direitos desses profissionais no momento da aposentadoria.

"Também refletirá positivamente nos demais benefícios, como quinquênios, férias-prêmio, progressão na carreira, Retribuição pelo Cumprimento de Metas Individuais (RCMI), promoção na carreira (titulação acadêmica), recesso, férias, licenças remuneradas para estudos, auxílio-doença e aposentadoria, dentre outros. Será mantida a jornada extraclasse na razão de 1/3 da jornada para planejamento, sem alterações", informou o Executivo.

A Prefeitura também informou que o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), representado pelo presidente Bruno Ferreira, foi comunicado oficialmente sobre o decreto, ainda na quarta-feira, por representantes das secretarias de Educação e de Administração.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!