Por G1 SP — São Paulo


Quatro meses após anúncio, Prefeitura de SP ainda não entregou tablets para alunos da rede

Quatro meses após anúncio, Prefeitura de SP ainda não entregou tablets para alunos da rede

A Prefeitura de São Paulo vai iniciar nos próximos dias a distribuição dos 465 mil tablets comprados para auxiliar os alunos da rede municipal de ensino na educação a distância. A entrega começa a ser feita nove meses após o fechamento das escolas por conta da pandemia de coronavírus e quatro meses depois do anúncio da compra dos equipamentos.

A promessa inicial era que os tablets já tivessem sido entregues em dezembro, mas somente 10% do total será distribuído neste ano.

Em agosto, A Secretaria Municipal da Educação havia dito que a licitação da compra dos equipamentos iria durar 30 dias, depois seriam necessários mais 30 dias para que o fornecedor escolhido começasse a distribuir os tablets. E em mais 60 dias todos os aparelhos deveriam estar nas mãos dos alunos.

O secretário municipal da Educação disse que o atraso foi provocado por problemas no processo de licitação e que o Tribunal de Contas do Município (TCM) barrou a licitação por duas vezes.

“A prefeitura fez o seu trabalho, comprar meio milhão de tablets não é uma tarefa fácil. Foi uma licitação que demorou aproximadamente três meses, esse processo na administração pública é assim mesmo, são demorados. O Tribunal de Contas paralisou duas vezes o procedimento e nos ajudou a melhorar o edital. O importante é que os tablets estão todos comprados”, declarou.

Muitos alunos que enfrentam dificuldades por falta de acesso à internet e não conseguiram acessar as aulas remotas só vão receber o equipamento em fevereiro do ano que vem, data prevista para o retorno das aulas presenciais. O retorno das aulas regulares para alunos do ensino fundamental será autorizada pela área da Saúde.

“Os primeiros 10%, ou seja, 46 mil tablets serão entregues a partir da próxima semana e até o final de fevereiro todos os alunos da rede pública municipal do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do ensino médio, terão o tablet para estudar no contraturno com chip 4G”, disse Caetano.

De acordo com o secretário da Educação, 10% dos alunos da rede municipal não realizaram aulas on-line, não tiveram acesso à internet ou ao equipamento. No entanto, esse número representa cerca de 50 mil estudantes, já que 50% da rede de 1 milhão de alunos é formada por crianças com menos de 7 anos, que não estão tendo aulas remotas.

Alunos da rede municipal fazem prova para guiar programa de recuperação em SP

Alunos da rede municipal fazem prova para guiar programa de recuperação em SP

Planejamento

Os alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal devem fazer uma prova on-line para avaliar o que aprenderam no período de aulas remotas. A prova começou a ser realizada no último fim de semana.

"São provas que vão ajudar a Prefeitura de SP e a Secretaria da Educação a melhorar a qualidade de ensino e também programar um grande trabalho de recuperação e retorno escolar para 2021”, afirmou Bruno Caetano.

Os alunos são avaliados nas disciplinas de português, matemática, história, geografia e ciências. A prova pode ser feita pela internet no site da secretaria ou nos laboratórios de informática das escolas agendando um horário.

Já os alunos do 1º ao 3º ano farão prova presencial quando as aulas regulares retornarem.

Ele voltou a dizer que todos os alunos da rede municipal terão aula em tempo integral no ano que vem. “A partir do dia 4 de fevereiro as aulas de 2021 retornam e a gente vai ter as aulas normais e no contraturno a recuperação das aprendizagens pela internet", declarou.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!