Por g1 SP — São Paulo


Mãe em escola municipal de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

A Prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar por 12 meses a contratação de mais de 4,5 mil mulheres no Programa Operação Trabalho (POT), de retomada ao ensino presencial nas escolas da rede municipal durante a pandemia de Covid-19.

As "mães guardiãs" são mulheres entre 18 e 50 anos, moradoras da capital, com filho(a) matriculado(a) na rede municipal de ensino e renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 550) por pessoa. Em fevereiro de 2021, quando as inscrições foram abertas pela primeira vez, elas deveriam estar desempregadas há mais de quatro meses e sem receber seguro-desemprego. Segundo a gestão municipal, foram mais de 91 mil inscritas na época.

No processo de volta às aulas presenciais, essas mulheres atuam como orientadoras escolares, ficando responsáveis por auxiliar alunos, professores e os demais profissionais das instituições de ensino a seguirem os protocolos sanitários de combate à Covid-19, que também previnem a transmissão de outras doenças virais, como a Influenza, que está em alta na cidade de São Paulo.

Para o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, o programa pode ser considerado um sucesso. Segundo ele, o papel das "mães guardiãs" foi de grande importância para que os pais criassem confiança em mandar seus filhos de volta para o convívio do ambiente escolar, das atividades presenciais.

No início de dezembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) de SP premiou a iniciativa no concurso Semear ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) por contemplar cinco objetivos, dentre eles erradicação da pobreza, educação de qualidade e crescimento econômico.

De acordo com a Prefeitura, cada escola da rede municipal conta, em média, com três orientadoras, que trabalham seis horas por dia, totalizando uma carga semanal de 30 horas, e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 1.155,00.

O POT será prorrogado de janeiro a dezembro de 2022, mas a extensão do contrato com cada mulher não é automática, será realizada mediante agendamento de atualização cadastral no Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), que entrará em contato pelo telefone informado anteriormente.

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e Região Metropolitana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!